Autoridades Europeias de Supervisão divulgam boas práticas sobre iniciativas de formação financeira digital

As Autoridades Europeias de Supervisão — Autoridade Bancária Europeia (EBA), Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) e Autoridade Europeia dos Seguros e das Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) — identificaram um conjunto de boas práticas para apoiar as autoridades nacionais competentes e outras entidades públicas na implementação de iniciativas de formação financeira digital. As boas práticas são apresentadas no relatório Thematic Report on national financial education initiatives on digitalization, with a focus on cybersecurity, scams and fraud, publicado no dia 12 de janeiro.

Num contexto de crescente comercialização de produtos e serviços financeiros através de canais digitais, acelerada em resultado da pandemia de COVID-19, as Autoridades Europeias de Supervisão reconhecem a importância de os consumidores adquirirem competências financeiras e digitais para que não sejam vítimas de fraude online, nem excluídos do sistema financeiro.

No relatório agora divulgado, as Autoridades Europeias de Supervisão identificam 12 boas práticas para melhorar a abrangência e a eficácia das iniciativas de formação financeira digital e, desta forma, contribuir para aumentar os níveis de literacia financeira digital dos consumidores. Divulgar alertas sobre fraudes online, sensibilizar os jovens para os riscos dos novos produtos financeiros digitais, como os criptoativos, privilegiar elementos lúdicos nas iniciativas de formação e capacitar os professores para que possam ser multiplicadores da formação financeira nas escolas, avaliando previamente as suas necessidades, são alguns exemplos de boas práticas elencadas no documento.

O relatório baseia-se na análise de 127 iniciativas sobre cibersegurança e prevenção da fraude conduzidas por autoridades nacionais competentes da União Europeia, incluindo o Banco de Portugal, as quais foram coligidas pelas Autoridades Europeias de Supervisão num repositório divulgado em janeiro de 2022. Para a identificação das boas práticas apresentadas contribuíram também as reflexões realizadas na conferência conjunta das Autoridades Europeias de Supervisão sobre educação e literacia financeira, que teve lugar nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2022, e no workshop com as autoridades nacionais competentes realizado em setembro de 2022, que contaram, em ambos os casos, com a intervenção do Banco de Portugal.

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