Banco de Portugal e Alliance for Financial Inclusion dinamizaram formação para bancos centrais e autoridades de supervisão de 40 países

O curso “Desenho de uma Estratégia Nacional de Formação Financeira e sua Implementação e Avaliação” decorreu de 23 a 25 de novembro

O Banco de Portugal e a Alliance for Financial Inclusion (AFI) dinamizaram, entre 23 e 25 de novembro, um curso à distância sobre a conceção e a implementação de uma estratégia nacional de formação financeira, dirigido a técnicos de bancos centrais e de outras autoridades de supervisão membros da AFI. A estratégia adotada pelo Banco de Portugal constituiu a principal referência das experiências apresentadas na formação, que contou com 135 participantes provenientes de 40 países.

A intervenção de abertura coube ao Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, que destacou: “Como autoridade monetária e supervisor bancário, o Banco de Portugal procura promover a estabilidade financeira, criando condições para um crescimento económico sustentável. Mas só pode existir estabilidade financeira se os clientes bancários forem capazes de tomar decisões financeiras adequadas. Neste sentido, o Banco de Portugal considera, desde há muito, que a formação financeira deve ser uma prioridade estratégica nacional”. Na sessão de abertura interveio também o Diretor Executivo da AFI, Alfred Hannig, que salientou o papel do Banco de Portugal na promoção da inclusão e da formação financeira de países em desenvolvimento, através da partilha da sua experiência e boas práticas resultantes da implementação da estratégia de formação financeira portuguesa.

No encerramento dos trabalhos, a Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, destacou a importância destas iniciativas, relembrando que o Banco de Portugal organiza, de dois em dois anos, Encontros sobre Inclusão e Formação Financeira com os bancos centrais dos países de língua portuguesa (BCPLP), no âmbito dos quais foi celebrado um protocolo de cooperação entre os BCPLP e a AFI em 2017.

Sobre o curso

Este foi o terceiro curso que o Banco de Portugal realizou, em conjunto com a AFI, para técnicos de bancos centrais, desde que, em julho de 2017, foi celebrado o protocolo de cooperação entre os bancos centrais de países de língua portuguesa (BCPLP) e a AFI, tendo em vista o reforço de competências para a promoção da inclusão e da formação financeira.

Este curso foi o primeiro aberto a técnicos de todos os bancos centrais e outras autoridades de supervisão membros da AFI, dado o interesse que muitos demonstraram em participar nesta formação, inicialmente dirigida apenas aos BCPLP.

No primeiro dia, foram identificadas e analisadas as quatro principais fases de desenvolvimento de uma estratégia nacional de formação financeira: o diagnóstico das necessidades de formação, a conceção da estratégia, a sua implementação e a monitorização e avaliação. Neste âmbito, o Banco de Portugal apresentou a sua experiência no desenvolvimento e na implementação do Plano Nacional de Formação Financeira, destacando a importância da articulação com parceiros estratégicos na concretização do Plano.

No segundo dia, foram analisados os modelos de governação da estratégia nacional, bem como a importância e os desafios da monitorização e da avaliação dessa estratégia. Neste dia, o Banco de Portugal fez uma apresentação sobre o modelo de governação do Plano e sobre a forma como a formação financeira está integrada no seu Departamento de Supervisão Comportamental, como complemento da regulação e da supervisão bancárias.

O último dia de formação foi especialmente dedicado à importância da educação financeira digital e da sua integração na estratégia nacional de formação financeira. O Banco de Portugal apresentou o seu plano estratégico de educação financeira digital, no âmbito do qual lançou, em 2018, a campanha #ficaadica, que visa sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a observar nos canais digitais. Destacou também que os adultos se tornaram um público-alvo mais prioritário no atual contexto de pandemia de COVID-19.

 

Sobre a AFI

A Alliance for Financial Inclusion (AFI) é uma organização internacional que promove o acesso das populações mais desfavorecidas a serviços financeiros de qualidade, através da partilha de conhecimentos, da identificação de melhores práticas e da capacitação dos decisores públicos.

A AFI é uma organização reconhecida pelo G20 e integra bancos centrais, supervisores e outras entidades reguladoras do setor financeiro de mais de 90 países em desenvolvimento. Esta organização está presente nas diferentes regiões do globo e estrutura-se por grupos temáticos que lhe proporcionam um conhecimento aprofundado de diferentes contextos nacionais e de diferentes estádios de implementação das iniciativas de inclusão e formação financeira. A AFI tem incluído na sua agenda de trabalhos a proteção dos consumidores de produtos financeiros, abordando temas relevantes para uma educação financeira inclusiva.

Notícia Banco de Portugal