perguntas frequentes
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O Banco de Portugal publica hoje uma brochura sobre a prevenção e gestão do incumprimento de contratos de crédito celebrados com clientes bancários particulares.
A brochura sintetiza os principais direitos e deveres dos clientes bancários particulares na prevenção e gestão de situações de incumprimento em contratos de crédito e inclui a compilação da legislação e regulamentação aplicáveis.
Esta brochura descreve o quadro normativo que resultou da entrada em vigor de um conjunto de diplomas legais e regulamentares que definiram as regras e procedimentos a observar pelas instituições de crédito na prevenção e gestão de situações de incumprimento em contratos de crédito com clientes bancários particulares.
O novo quadro normativo da prevenção e gestão de situações de incumprimento estabelece um regime geral, que define medidas para promover a prevenção e a regularização extrajudicial de situações de incumprimento em contratos de crédito, e um regime extraordinário de proteção dos devedores de crédito à habitação em situação económica muito difícil.
Esta brochura está disponível para download no Portal do Cliente Bancário e será atualizada sempre que necessário.
Lisboa, 7 de fevereiro de 2013
Formação financeira > Materiais > Brochura sobre Prevenção e Gestão do Incumprimento