Banco de Portugal sensibiliza alunos universitários para a importância da literacia financeira

Por ocasião da Economics Week, organizada pelo Núcleo de Alunos de Economia do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, o Banco de Portugal dinamizou, no dia 4 de maio, uma sessão de sensibilização para a importância da literacia financeira, junto de 51 alunos universitários.

Na sessão, a equipa do Banco de Portugal desafiou os alunos a responderem a questões do 3.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa. Partindo da análise das respostas, foi explicado o conceito de literacia financeira, definido pela Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE/INFE), e detalhadas as suas três componentes: conhecimentos, atitudes e comportamentos. Foram também explorados conceitos da economia comportamental importantes para a compreensão das decisões financeiras.

Em seguida, o Banco de Portugal deu a conhecer aos alunos dicas e ferramentas úteis para a gestão das suas finanças pessoais e para a constituição de poupança, como os simuladores disponíveis no Portal do Cliente Bancário e no portal Todos Contam, explicando, com exemplos práticos, como podem utilizá-los.

O Banco de Portugal falou também das caraterísticas e alertou para os riscos dos produtos financeiros, incluindo daqueles começam agora a surgir no mercado.

No final da sessão, foi ainda abordado o tema da segurança digital. Neste contexto, o Banco de Portugal apresentou a brochura “5 dicas para ficares mais seguro online #ficaadica” e chamou a atenção dos jovens para a importância de adotarem procedimentos de segurança quando utilizam computadores, tablets ou smartphones para aceder a produtos e serviços bancários.

Notícia