Campanha #ficaadica destacada em relatório da OCDE sobre a promoção da inclusão financeira digital dos jovens

A OCDE publicou, no dia 21 de julho, o relatório Advancing the Digital Financial Inclusion of Youth, no qual sistematiza opções de política, sustentadas em dados, estudos e abordagens nacionais, com o objetivo de promover a inclusão financeira digital dos jovens.  

Neste relatório, preparado para apresentação à plataforma do G20 dedicada à inclusão financeira (a Global Partnership for Financial Inclusion), a OCDE refere, entre outras iniciativas, a campanha de educação financeira #ficaadica, desenvolvida pelo Banco de Portugal com o intuito de sensibilizar os jovens para os cuidados a observar nos canais digitais, designadamente no acesso a produtos e serviços bancários.

Constatando que, em todo o mundo, cerca de metade dos jovens entre os 15 e 24 anos está em situação de exclusão financeira, o relatório analisa os fatores que contribuem para a inclusão financeira deste segmento da população, bem como as oportunidades e os desafios decorrentes da digitalização dos serviços financeiros. A OCDE realça, a este propósito, a importância da educação financeira digital dos jovens, lembrando que este segmento é, simultaneamente, o mais confiante no uso das novas tecnologias e o menos preocupado com os potenciais riscos associados.

Depois de analisar dados, estudos e abordagens nacionais de promoção da inclusão financeira dos jovens, que considera essencial para um desenvolvimento inclusivo, a OCDE apresenta no relatório um conjunto de opções neste domínio, que agrupa em três grandes áreas de atuação:

  • A promoção da inclusão financeira digital dos jovens, apoiada numa abordagem inclusiva e que beneficie do recurso a informação quantitativa;
  • A adoção de medidas adequadas à capacitação financeira digital dos jovens;
  • O incentivo ao desenvolvimento de ecossistemas financeiros digitais inclusivos, resilientes e interoperáveis ​​de apoio à inclusão financeira dos jovens.

Este relatório, bem como os documentos “Advancing Women’s Digital Financial Inclusion” e  “Promoting Digital and Innovative SME Financing”, serviram de base às orientações G20 High Level Policy Guidelines on Digital Financial Inclusion for Youth, Women, and SMEs, desenvolvidas pelo G20/Global Partnership for Financial Inclusion e publicadas no passado dia 19 de julho. Estas orientações visam a inclusão financeira, através dos serviços financeiros digitais, de jovens, mulheres e pequenas e médias empresas, com enfoque em quatro áreas-chave:

  • A promoção de infraestruturas e de ecossistemas financeiros digitais adequados, resilientes e responsáveis;
  • A adoção de políticas responsáveis e inclusivas;
  • O incentivo a um crescimento inclusivo através de um apropriado quadro regulamentar para serviços financeiros digitais responsáveis;
  • A promoção da literacia financeira e da capacitação digitais e a proteção do consumidor financeiro e dos dados contra potenciais riscos.      

 

Campanha #ficaadica

A campanha #ficaadica é uma campanha de educação financeira digital promovida pelo Banco de Portugal desde 2018 e que visa sensibilizar os jovens para os cuidados a observar na utilização de canais digitais, nomeadamente no acesso a produtos e serviços bancários.

As dicas divulgadas neste Portal e no Instagram estão reunidas na brochura “5 dicas para ficares mais seguro online”.

O Banco de Portugal distribuiu exemplares da brochura da campanha pelas escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de todo o país e tem vindo a realizar sessões de sensibilização sobre esta temática nas escolas, com o apoio da respetiva rede regional.

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