Como é que a inflação e o aumento das taxas de juro afetam as suas finanças pessoais?

As Autoridades Europeias de Supervisão — Autoridade Bancária Europeia (EBA), Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) e Autoridade Europeia dos Seguros e das Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) — divulgaram hoje fichas em português sobre o impacto da inflação e da subida das taxas de juro nas finanças pessoais.

A versão portuguesa das fichas, que tinham sido publicadas apenas em língua inglesa a 15 de maio, explica o que é a inflação e por que razão aumentam as taxas de juro, descrevendo o impacto destas alterações nos produtos financeiros. As fichas apresentam também medidas que o consumidor deve considerar na gestão das suas finanças pessoais num contexto de inflação e de subida das taxas de juro, por exemplo:

  • Saber quanto está a gastar e em quê;
  • Identificar despesas prioritárias e planear o seu orçamento;
  • Ter presente que as taxas de juro do banco central podem ter impacto nas suas finanças.

Adicionalmente, as fichas contêm respostas a perguntas frequentes e medidas a adotar para os consumidores se protegerem e mitigarem o impacto da inflação nos produtos financeiros que detenham ou pretendam vir a contratar, como produtos de crédito, de aplicação de poupança, de investimento ou de seguros e fundos de pensões.

Estes conteúdos foram preparados pelo subgrupo de educação financeira do Comité Conjunto das Autoridades Europeias de Supervisão, em que o Banco de Portugal participa.

O Banco de Portugal divulga mais informação sobre o que é a inflação, a importância da estabilidade de preços e como a inflação influencia a sua vida neste Portal (Formação financeira > Inflação).

Notícia Inflação