FinCoNet divulga relatório sobre pagamentos através da internet e de dispositivos móveis (online e mobile payments)

A FinCoNet divulgou hoje o relatório “Online and mobile payments: supervisory challenges to mitigate security risks” (Pagamentos realizados através da internet e de dispositivos móveis: desafios de supervisão para mitigar os riscos de segurança).

O relatório agora publicado é o resultado do trabalho desenvolvido por um Comité da FinCoNet (Standing Committee 3 - Online and mobile payments), presidido pelo Banco de Portugal, e que conta com a participação dos supervisores da África do Sul, do Brasil, do Canadá, da China, do Japão e do Reino Unido.

O relatório reflete as respostas de 27 países a um inquérito lançado pelo Comité e apresenta uma reflexão sobre os desafios que os pagamentos realizados através da internet e de dispositivos móveis trazem à supervisão da conduta dos prestadores de serviços de pagamento, com maior foco nos riscos de segurança e nas formas de os mitigar.

O uso crescente destas formas de pagamento tem sido incentivado pela rápida evolução tecnológica, pelo desenvolvimento do comércio eletrónico e pela sua adoção de forma generalizada pelas gerações mais novas. É também cada vez mais reconhecido o papel que os canais digitais assumem na promoção da inclusão financeira.

Os serviços comercializados através de canais digitais trazem benefícios para os consumidores, como o acesso mais fácil, mais rápido e mais conveniente aos serviços de pagamento. Mas também acarretam potenciais riscos, nomeadamente de segurança.

Os pagamentos realizados através da internet e de dispositivos móveis apresentam, neste contexto, desafios aos supervisores financeiros, em particular aos supervisores de conduta. Estes reconhecem, por isso, a importância de ser assegurada uma forte cooperação, designadamente a nível internacional, entre supervisores, superintendentes e outros fora.

O relatório da FinCoNet destaca a importância de os pagamentos digitais estarem no topo da agenda dos supervisores de conduta, salientando que estes devem acompanhar a comercialização de produtos financeiros, nomeadamente pagamentos, através de canais digitais, assim como avaliar a utilização das tradicionais ferramentas de supervisão neste âmbito.

Consulte aqui o relatório completo.

Sobre a FinCoNet

A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela conduta em mercado na comercialização de produtos bancários de retalho.

O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de produtos bancários, com ênfase para os produtos de crédito e os serviços de pagamento.

O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council), juntamente com autoridades de nove outros países.


Lisboa, 29 de setembro de 2016

Notícia