Iniciativas de inclusão e formação financeira nos países de língua portuguesa

O Banco de Portugal divulga hoje a publicação Iniciativas de inclusão e formação financeira. Esta publicação foi apresentada no 4.º Encontro de Supervisão Bancária dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), que decorre em Cabo Verde até 23 de setembro.

As políticas e as iniciativas de inclusão e formação financeira são um dos temas deste encontro dos BCPLP, que inclui uma mesa redonda sobre formação financeira em que o Banco de Portugal intervém no âmbito das suas funções de supervisão comportamental.

A publicação reúne as reflexões sobre inclusão e formação financeira dos bancos centrais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, apresentadas no 2.º Encontro dos BCPLP dedicado à inclusão e formação financeira, promovido pelo Banco de Portugal em julho de 2015, em Lisboa.

Além de apresentar as experiências dos países de língua portuguesa que participaram neste encontro, a publicação desenvolve os temas da agenda do encontro e apoia a reflexão sobre estas matérias em países com diferentes realidades sociais e económicas.

A primeira parte da publicação centra-se nas iniciativas de inclusão e formação financeira dos BCPLP e no papel que as associações de bancos podem desempenhar. Nos capítulos seguintes são abordados dois temas que têm sido a base de implementação da formação financeira a nível internacional: a introdução da educação financeira nas escolas e a utilização de meios de formação financeira à distância, incluindo portais e ferramentas de e-learning. No último capítulo são sistematizados os desenvolvimentos recentes dos BCPLP.


Lisboa, 21 de setembro de 2016

Notícia