OCDE coloca em consulta pública recomendação sobre literacia e educação financeira

A OCDE colocou em consulta pública, até 1 de março de 2019, uma proposta de recomendação sobre literacia e educação financeira, que tem por objetivo apoiar entidades governamentais e outras autoridades públicas na conceção, implementação e avaliação de políticas de educação financeira.

O documento apresenta princípios e recomendações em três grandes áreas:

  • Conceção e implementação de estratégias nacionais de educação financeira;

  • Desenvolvimento de programas de educação financeira em áreas específicas, como poupança, investimento, planos de pensões, crédito e seguros;

  • Implementação de programas de educação financeira.

A proposta de recomendação foi preparada pela International Network on Financial Education (INFE) da OCDE, nomeadamente através do grupo de trabalho sobre standards, implementation and evaluation, que conta com a participação do Banco de Portugal.

O documento tem por base as recomendações da OCDE sobre educação financeira e outros instrumentos de política desenvolvidos pela OCDE para o G20 e a APEC (Fórum para a Cooperação Económica da Ásia-Pacífico).

 

Processo de consulta pública

A proposta de recomendação sobre literacia e educação financeira em consulta pública está disponível aqui (apenas em inglês).

Os comentários ao documento poderão ser enviados até ao dia 1 de março de 2019 para o endereço de correio eletrónico: secretariatinfe@oecd.org.

 

Sobre a INFE

A International Network on Financial Education foi criada em 2008, sob a égide da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), para promover princípios e boas práticas de formação financeira.

A INFE funciona como plataforma para recolher dados sobre literacia financeira, elaborar relatórios analíticos e comparativos e desenvolver investigação e instrumentos de política. Participam nesta rede entidades reguladoras, bancos centrais, ministérios das finanças e agências de educação financeira de países membros e não membros da OCDE.

O Banco de Portugal é membro fundador da INFE, faz parte do Conselho Consultivo (Advisory Board), órgão que estabelece orientações estratégicas, e participa em vários grupos de trabalho especializados desta rede de literacia financeira.

Notícia