OCDE faz diagnóstico da literacia financeira digital em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou hoje o relatório Digital Financial Literacy in Portugal: Relevance, Evidence and Provision, elaborado no âmbito de um projeto conjunto com o Banco de Portugal e a Comissão Europeia para desenho de uma Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal.

O relatório apresenta um diagnóstico aprofundado da literacia financeira digital em Portugal, realizado com base num questionário a parceiros nacionais envolvidos na promoção de iniciativas de literacia financeira digital, no workshop internacional de discussão dos resultados deste questionário e num inquérito à população portuguesa para aferir os seus níveis de literacia financeira digital.

O documento carateriza as iniciativas de educação financeira digital existentes em Portugal, nomeadamente entidades envolvidas, públicos-alvo, temas abordados e canais utilizados. Descreve os níveis de inclusão financeira digital, analisa os conhecimentos, comportamentos e atitudes da população no acesso a produtos e serviços financeiros digitais e identifica os procedimentos de segurança digital que a mesma adota. Com base nesta análise, são identificadas as principais lacunas de educação financeira digital da população.

Os resultados divulgados no relatório estão a ser utilizados no desenho da Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal, que será apresentada numa conferência no Museu do Dinheiro, em Lisboa, no próximo dia 10 de maio.

 

Sobre o projeto

A literacia financeira digital é importante para habilitar os cidadãos à utilização segura de produtos e serviços financeiros digitais e para os tornar mais resilientes a tentativas de fraude online e mais cientes dos enviesamentos comportamentais no acesso a serviços financeiros através de canais digitais. A formação financeira digital pretende melhorar a resiliência e o bem-estar financeiro dos cidadãos, contribuindo também para o desenvolvimento inclusivo e sustentável da economia e da sociedade.

Reconhecendo a importância da literacia financeira digital para uma cidadania plena, o Banco de Portugal incluiu como prioridade no seu Plano Estratégico para 2021–2025 a dinamização de uma estratégia de médio/longo prazo de promoção da literacia financeira digital em Portugal.

O projeto tem o apoio técnico da OCDE e é financiado pela União Europeia, através do Instrumento de Assistência Técnica da Comissão Europeia, gerido pela Direção-Geral do Apoio às Reformas Estruturais.

Notícia Canais digitais