Plano Nacional de Formação Financeira lança Caderno de Educação Financeira para o 3.º ciclo do ensino básico

O Caderno de Educação Financeira 3, dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, foi apresentado numa cerimónia pública que teve lugar no Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, em Lisboa.

A publicação deste novo Caderno de Educação Financeira constitui uma etapa fundamental da estratégia do Plano Nacional de Formação Financeira para a promoção da educação financeira nas escolas, que passa assim a disponibilizar materiais de educação financeira para todo o ensino básico. Recorde-se que os cadernos para os 1.º e 2.º ciclos foram publicados em 2015 e 2016, respetivamente.

As personagens Tomás e Clara, juntamente com os seus amigos e professores, vivem novas aventuras no Caderno de Educação Financeira 3, explorando de uma forma criativa e colaborativa temas como “orçamento familiar”, “poupança”, “crédito”, “seguros” e “sistema financeiro”.

Os Cadernos de Educação Financeira visam apoiar alunos e professores na abordagem dos temas do Referencial de Educação Financeira, que foi adotado pelo Ministério da Educação em 2013.

Estes materiais resultam de uma parceria estabelecida, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), o Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos; Associação Portuguesa de Seguradores; Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).

A cerimónia de lançamento do novo caderno contou com a presença da Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, do chefe de gabinete do secretário de Estado da Educação, Jorge Sarmento Morais, do presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça e da vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Filomena Oliveira.

Estiveram também presentes o diretor-geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, a presidente do júri do Concurso Todos Contam, Isabel Alçada, a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, e a diretora do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, Cláudia Torres, que apresentou um testemunho da implementação nas escolas deste agrupamento dos cadernos para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira