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Portugal participou, através do Ministério da Educação, no exercício de avaliação de literacia financeira do Programme for International Student Assessment (PISA), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), cujos resultados foram divulgados a 27 de junho.
Entre os 20 países analisados, Portugal surge em 6.º lugar na percentagem de estudantes que possui capacidades financeiras básicas (85%) e em 9.º lugar no indicador global de literacia financeira (com 494 pontos), o que o coloca em linha com a média dos países da OCDE. Em comparação com os resultados obtidos em 2018, os alunos portugueses mantêm-se no 6.º lugar, em termos de capacidades financeiras básicas, mas descem da 7.ª para a 9.ª posição no indicador global de literacia financeira.
Cerca de 100 mil estudantes foram avaliados no módulo de literacia financeira em 2022, nos 20 países participantes, dos quais 14 países da OCDE. Em Portugal participaram no exercício 4 075 estudantes.
Este módulo de literacia financeira avalia os conhecimentos e as competências dos estudantes de 15 anos, considerados essenciais para a tomada de decisões financeiras adequadas ao longo da vida. Portugal integrou pela segunda vez este exercício, na sequência da primeira participação em 2018.
Em 2022, 20 países participaram no módulo de literacia financeira do PISA: 14 países da OCDE (Áustria, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia e Portugal) e seis países parceiros não pertencentes à OCDE (Arábia Saudita, Brasil, Bulgária, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Peru).
Portugal ocupa, tal como em 2018, o 6.º lugar na percentagem de estudantes que têm pelo menos as capacidades financeiras consideradas básicas (85%), o que significa que têm a capacidade de compreender e aplicar conceitos financeiros básicos com os quais se confrontam no dia a dia, nomeadamente elaborar um orçamento e realizar operações financeiras simples. A percentagem média dos países da OCDE é de 82%.
No indicador global de literacia financeira, os estudantes portugueses obtiveram 494 pontos, colocando Portugal em 9.º lugar entre os países analisados. A média da OCDE foi de 498 pontos.
Os resultados do PISA evidenciam igualmente que muitos destes jovens estão já incluídos no sistema financeiro, pelo que são chamados a tomar decisões sobre produtos e serviços financeiros regularmente. Em Portugal, 38% dos estudantes que participaram no exercício têm uma conta bancária e 28% afirmam ter um cartão de débito ou de crédito. Estes resultados de inclusão financeira ficam, ainda assim, abaixo da média da OCDE (63% e 62%, respetivamente).
A utilização de canais digitais para fazer compras online ou pagamentos passou a ser uma realidade mais presente no dia a dia dos jovens portugueses. Os resultados do PISA mostram que 76% dos alunos portugueses fazem compras online (58% em 2018) e 55% realizam pagamentos através dos seus telemóveis (28% em 2018). Não obstante a evolução positiva relativamente a 2018, a percentagem de alunos portugueses que faz compras online ou pagamentos através do telemóvel mantém-se abaixo da média da OCDE (86% e 66%, respetivamente).
Nas variáveis de atitudes e comportamentos financeiros, os resultados do PISA indicam que os alunos portugueses gostam de falar sobre questões de dinheiro (62%) e que estão confiantes com a gestão que fazem do seu dinheiro (86%). Mostram também que a generalidade dos alunos portugueses verifica o troco que recebe depois de uma compra (91%), a maioria (80%) compara os preços entre lojas antes de comprar um produto com o seu dinheiro e 70% optam por esperar que o produto fique mais barato. Os resultados evidenciam ainda que os alunos portugueses têm hábitos de poupança e optam por guardar o seu dinheiro em casa (93%) ou numa conta bancária (45%).
Portugal é um dos países 15 países participantes neste exercício que implementa uma estratégia nacional de formação financeira (o Plano Nacional de Formação Financeira), no âmbito da qual foi possível integrar, a partir de 2018, a temática da “literacia financeira e educação para o consumo” pelo menos em dois ciclos do ensino básico, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os resultados do PISA evidenciam que os alunos portugueses têm contacto com temas financeiros nas escolas, tanto nas aulas de Matemática (32%) como nas aulas de Cidadania (30%). Os temas abordados incluem a gestão do orçamento, o planeamento de despesas ou ainda as funções do dinheiro.
O Programme for International Student Assessment (PISA) é um inquérito a estudantes de 15 anos (idade que corresponde ao final da escolaridade obrigatória, em muitos países participantes), desenvolvido pela OCDE desde 2000.
Este inquérito avalia se os alunos conseguem mobilizar as suas competências de leitura, matemática e de ciências na resolução de situações do dia a dia, tendo em vista uma plena participação na vida social e económica.
Para além dos três domínios principais, o PISA inclui ainda, desde 2012, um módulo facultativo de avaliação da literacia financeira dos jovens.
OCDE > PISA 2022 Results (Volume IV) - How Financially Smart Are Students? (Apenas disponível em inglês)
Ministério da Educação > Brochura sobre os resultados de Portugal no PISA 2022