perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Conheça algumas dicas para se proteger quando escolhe serviços bancários nos canais digitais.
Por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, o Banco de Portugal divulga hoje um conjunto de boas práticas a observar pelos clientes bancários na realização de operações bancárias e de pagamentos através da internet. A utilização de serviços bancários e a realização de pagamentos através da internet, de forma segura depende, em grande medida, da observância de regras de segurança por parte das instituições. Todavia, os clientes bancários também têm um papel fundamental em matéria de segurança, devendo observar os cuidados necessários e adotar os procedimentos que as instituições lhes indicam. A prevenção de situações de fraude, cada vez mais complexas e sofisticadas, é essencial para assegurar a proteção dos direitos dos clientes e a confiança no funcionamento eficiente dos mercados bancários de retalho. O Banco de Portugal tem verificado a existência de situações de fraude bancária online que indiciam que nem sempre os clientes bancários conhecem os cuidados de segurança a adotar na realização de operações através da internet.
As situações mais frequentes de fraude bancária online são:
Lisboa, 14 de março de 2016
Contactos dos emissores de cartões bancários (pdf)
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