Publicação do Relatório do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa (2010)

O Banco de Portugal divulga o Relatório do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, cujos resultados foram apresentados hoje na 1.ª Conferência do Banco de Portugal sobre Literacia Financeira.

O inquérito avalia as atitudes e os comportamentos da população portuguesa na gestão das finanças pessoais e os seus conhecimentos financeiros básicos. Identifica também as áreas temáticas e os grupos populacionais com maior défice de informação e formação financeira.

Os resultados do inquérito são relativamente positivos, revelando atitudes em geral adequadas. Todavia, estas atitudes não se reflectem totalmente nos comportamentos financeiros como, por exemplo, na acumulação de poupança e na adequada avaliação e comparação das características dos produtos bancários antes da sua aquisição. Os conhecimentos sobre conceitos financeiros e sobre fontes de informação revelaram-se também insuficientes.

O diagnóstico à literacia financeira da população portuguesa permite apoiar a definição de projectos de formação financeira e a regulação dos mercados bancários de retalho, conduzida pelo Banco de Portugal no âmbito da sua função de supervisão comportamental.

O inquérito baseou-se num questionário com 94 perguntas de escolha múltipla, estruturado em seis áreas temáticas: inclusão financeira, gestão da conta bancária, planeamento de despesas e poupança, escolha de produtos bancários, escolha e conhecimento das fontes de informação e compreensão financeira.

O inquérito foi realizado entre Fevereiro e Março de 2010, através de 2.000 entrevistas presenciais em todo o território nacional. O Banco de Portugal apresentou a síntese preliminar dos resultados obtidos a 18 de Outubro de 2010.

 

Lisboa, 8 de Novembro de 2011

Notícia