perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Os supervisores financeiros e o Ministério da Educação e Ciência assinalam, no dia 15 de fevereiro, o início do programa de formação de professores sobre o Referencial de Educação Financeira. A sessão de abertura tem lugar, a partir das 9h30m, na Filial do Banco de Portugal (Porto).
As duas primeiras ações de formação são dirigidas a professores da região Norte e decorrem até maio. Em 2014 e 2015, serão desenvolvidas ações de formação de professores em todas as regiões de Portugal continental.
O programa de formação de professores é da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência e conta com o apoio dos supervisores financeiros.
A equipa de formadores é constituída por colaboradores da Direção-Geral da Educação, Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal.
Na sessão de abertura na Filial estarão presentes o Subdiretor-Geral da Direção Geral da Educação, Dr. Luís Filipe Santos, o Administrador do Banco de Portugal Dr. José Silveira Godinho, o Presidente do Instituto de Seguros de Portugal, Prof. Doutor José Figueiredo Almaça, e do Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Prof. Doutor Carlos Alves.
O Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos enquadra a implementação da educação financeira em contexto escolar e formativo. Foi aprovado pelo Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário em maio de 2013 e divulgado em julho de 2013, na 1.ª Conferência Internacional do Plano Nacional de Formação Financeira.
O documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal), no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira.
Mais informação sobre o Referencial de Educação Financeira e sobre o programa de ações de formação de professores pode ser consultada no Portal Todos Contam (www.todoscontam.pt) e no Portal da Direção-Geral da Educação (www.dge.mec.pt).
Lisboa, 14 de fevereiro de 2014
Portal Todos Contam