Supervisores financeiros e Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social assinaram protocolo sobre formação financeira

Celebrado no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, este protocolo visa promover a formação financeira no local de trabalho.

No âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social assinaram um protocolo para a promoção da formação financeira dos colaboradores dos vários organismos que integram aquele Ministério.

No âmbito deste protocolo, será promovido um curso de formação financeira dirigido aos colaboradores da Secretaria-Geral do Ministério. Este curso será realizado inteiramente à distância, com recurso à plataforma de e-learning Todos Contam, do Plano Nacional de Formação Financeira.

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar a 3 de dezembro, em Lisboa, no salão nobre do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e contou com a presença da Secretária-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria João Lourenço, da Secretária-Geral Adjunta, Maria Isabel Ramos, da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, do representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Eduardo Pereira, e da representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Maria Igreja.

Na cerimónia, os supervisores financeiros e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacaram o papel fundamental que a formação financeira desempenha no reforço da resiliência da população, particularmente em face dos desafios suscitados pela atual situação de pandemia.

 

Sobre a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

A Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem por missão assegurar o apoio técnico e administrativo aos gabinetes dos membros do Governo e aos demais órgãos e serviços integrados naquele Ministério, nos domínios da gestão dos recursos internos, do apoio técnico-jurídico e contencioso, da documentação e informação, da inovação e qualidade e da comunicação e relações públicas, bem como a prestação de serviços partilhados nos domínios dos recursos humanos e da formação profissional nas matérias transversais.

Em particular, compete-lhe diagnosticar as necessidades de formação transversais, conceber e executar o plano anual de formação do Ministério, em estreita articulação com os organismos e serviços, de modo a assegurar a adequação da estratégia formativa às efetivas necessidades de desenvolvimento profissional dos trabalhadores desta área governativa.

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira