Banco de Portugal comemorou Global Money Week 2019 com iniciativas pelo País

Pelo sétimo ano consecutivo, o Banco de Portugal associou-se à Global Money Week, uma iniciativa mundial de sensibilização dos jovens para a importância do dinheiro e da poupança, que, em 2019, se comemorou entre os dias 25 e 31 de março, sob o lema “Learn.Save.Earn.” (“Aprende. Poupa. Ganha”).

O Banco de Portugal realizou iniciativas nos distritos de Leiria, Faro, Porto, Viseu e na Região Autónoma dos Açores.

A sessão principal decorreu na Filial do Banco de Portugal, no Porto, no dia 26 de março, com alunos da Escola Profissional Vértice, de Paços de Ferreira. Na sessão, 53 alunos do ensino secundário participaram em atividades relacionadas com a gestão do orçamento familiar.

A sessão contou ainda com uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Escola Profissional Vértice para a 7.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas. A Escola Profissional Vértice recebeu uma menção honrosa no concurso pela peça de teatro “A família moedas” e pelo jogo de tabuleiro “Vértice Financeiro”.

Durante a semana da Global Money Week, o Banco de Portugal, através da sua rede regional, dinamizou sessões de formação financeira em escolas dos distritos de Leiria, Faro, Porto, Viseu e da Região Autónoma dos Açores. Nestas sessões participaram alunos de vários graus de ensino e discutiram-se temas de formação financeira como a gestão do orçamento familiar, a importância da poupança, o recurso responsável ao crédito, a utilização segura dos canais digitais e o funcionamento do sistema financeiro.