perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Os cartões de pagamento com a tecnologia de leitura por aproximação (contactless) permitem realizar operações de pagamento através da aproximação do cartão de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless.
Os cartões e os TPA preparados para efetuar pagamentos utilizando a tecnologia contactless são identificados com o seguinte símbolo:
Esta tecnologia pode ser incorporada em cartões de pagamento (de débito, de crédito e pré-pago) e disponibilizada em dispositivos móveis, nomeadamente em telemóveis (smartphones).
A tecnologia de leitura por aproximação (contactless) é ativada logo após a primeira utilização do cartão em caixa automático ou através da realização de um primeiro pagamento em TPA, em que tem de ser inserido o código secreto ou PIN (personal identification number ou, em português, número de identificação pessoal) associado ao cartão.
O titular do cartão com tecnologia contactless não necessita de introduzir o respetivo PIN para realizar operações de pagamento, basta que aproxime o cartão ao TPA.
Como medida de segurança, o emitente do cartão estabelece o valor máximo permitido para cada pagamento contactless e o valor global, ou o número máximo de transações contactless sucessivas, sem a inserção do PIN do cartão. Estes limites, bem como as restantes condições de utilização do cartão contactless devem ser comunicadas ao titular pelo emitente do cartão.
Em regra, o titular de um cartão contactless pode efetuar o pagamento contactless sem inserir o PIN do cartão se o valor da transação for inferior ou igual a 50 euros e se o número ou o montante global de transações contactless sucessivas for, no máximo, 150 euros ou 5 transações (a entidade que emite o cartão pode definir limites inferiores a estes).
Uma vez ultrapassados estes limites, o titular só pode voltar a efetuar pagamentos contactless sem inserir o PIN depois de realizar uma nova operação (em TPA ou em caixa automático) com inserção do PIN.
Ocasionalmente, e como medida de segurança adicional, pode ser solicitada a inserção do PIN do cartão em transações contactless aleatórias, mesmo que respeitados os limites máximos definidos para a sua utilização através da tecnologia contactless.
O titular também pode realizar operações de pagamento contactless de montante superior ao máximo definido para as transações sem introdução de PIN, mas, neste caso, tem sempre de inserir o PIN do cartão.
Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, designadamente em TPA que não se encontrem preparados para receber pagamentos contactless. Neste caso, o cartão tem necessariamente de ser introduzido no TPA e o titular tem de inserir o PIN do cartão para validar a operação.
Site do Banco de Portugal - Cartões
Carta Circular n.º 68/2015/DSC
Cartões - o que são e tipos de cartões
Cartões - como contratar
Cartões - direitos e deveres
Cartões - cuidados a ter
Materiais sobre cartões de pagamento