perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Entre os dias 22 e 28 de março, o Banco de Portugal e os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira associaram-se às comemorações da Global Money Week, com atividades que envolveram mais de 10 200 jovens, incluindo alunos de todas as idades, de mais de 180 escolas do continente, Açores e Madeira.
A 9.ª edição da Global Money Week foi assinalada em mais de 100 países, sob a coordenação da International Network on Financial Education (OCDE/INFE), com o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância da literacia financeira.
A abertura formal das comemorações, este ano sob o lema “Cuida de ti, cuida do teu dinheiro”, teve lugar no dia 22 de março, numa cerimónia virtual que contou com a presença do Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, e da Representante Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Inclusão Financeira e para o Desenvolvimento, Rainha Máxima da Holanda.
Em Portugal, a Global Money Week arrancou com um webinar, que reuniu os supervisores financeiros e parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira. Nos dias 23 e 24 de março, o Banco de Portugal e os outros supervisores financeiros dinamizaram dois debates virtuais, sobre a importância da poupança e os riscos dos canais digitais, que reuniram 450 alunos de escolas de Aveiro, Faro, Lamego, Leiria, Lisboa, Paços de Ferreira e Setúbal. Ao longo da semana, o Banco de Portugal, através da sua rede regional, realizou também ações de formação sobre orçamento familiar, poupança e canais digitais para 868 alunos de dez escolas do Porto, Viseu e Faro.
Estas iniciativas foram complementadas por ações promovidas por parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira – Associação Portuguesa de Bancos, Associação de Instituições de Crédito Especializado, Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, DECO e Rede de Bibliotecas Escolares – e por um conjunto de escolas que autonomamente se quiseram também associar a outras iniciativas dinamizadas pelo Plano.
Para conhecer melhor as atividades desenvolvidas na Global Money Week em Portugal, consulte o portal do Plano Nacional de Formação Financeira, em https://www.todoscontam.pt/noticias/gmw-em-portugal-envolveu-mais-de-10200-participantes.
A Global Money Week é uma campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras, dinamizada anualmente na última semana de março. Ao longo das últimas oito edições, a GMW já envolveu mais de 40 milhões de crianças e jovens de 175 países e 63 mil organizações, através de 465 mil atividades.
Desde 2020, a Global Money Week é coordenada a nível mundial pela International Network on Financial Education da OCDE (OCDE/INFE), após a extinção da Child and Youth Finance International. Em Portugal, a coordenação da iniciativa foi atribuída ao Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).
Portal Todos Contam
Portal Todos Contam > Iniciativas Da Global Money Week 2021 em Portugal
Site da Global Money Week
Sessão de lançamento internacional da Global Money Week (apenas em inglês)
Banco de Portugal comemorou Global Money Week 2019 com iniciativas pelo País