Submitted by scu071 on Ter, 2022-10-11 22:35
Resposta

Além dos cuidados habituais a observar na realização de operações bancárias através de canais digitais, os clientes bancários devem, em particular:

  • Instalar apenas apps de pagamento obtidas em lojas de aplicações oficiais. Nem todas as aplicações são seguras e podem conter software malicioso;
  • Analisar, com cuidado, as avaliações (reviews) das apps de pagamento. Em caso de dúvida, o cliente deve contactar o seu prestador de serviços de pagamento;
  • Verificar as permissões de acesso aos seus dados exigidas pelas apps de pagamento. O cliente não deve descarregar apps de pagamento cujas permissões impostas lhe pareçam excessivas;
  • Confirmar no site do prestador de serviços de pagamento informação sobre a app a descarregar e seguir as instruções de configuração indicadas;
  • Definir uma senha (password) para acesso à aplicação de que terceiros dificilmente se apropriem. O cliente não deverá utilizar passwords demasiado óbvias, como 123456, nem associadas a informação pessoal fácil de obter, como datas de aniversário ou nomes.
  • Não partilhar com terceiros a password de acesso à app de pagamento ou códigos de autenticação de operações. Se o dispositivo o permitir, privilegiar elementos de autenticação biométricos (por exemplo, impressão digital ou reconhecimento facial), que são elementos de que terceiros não se podem apropriar;
  • Confirmar quais os elementos de autenticação que são solicitados em cada acesso à app de pagamento e desconfiar se for pedida informação adicional;
  • Ler cuidadosamente toda a informação apresentada nas notificações recebidas antes de autorizar a operação;
  • Garantir que a senha de acesso à app de pagamento e outros elementos de autenticação são inseridos em locais reservados;
  • Depois de utilizar a app de pagamento, certificar-se de que a sessão foi terminada corretamente e que é necessário repetir o login para aceder de novo;
  • Na adesão a uma aplicação de pagamento (por exemplo, à app MBWay) adicionar apenas o seu número de telemóvel;
  • Contactar imediatamente o prestador de serviços de pagamento, se receber uma notificação de uma operação não reconhecida;
  • Comunicar ao prestador de serviços de pagamento, logo que possível, o furto, o roubo ou a apropriação abusiva do cartão de pagamento ou das credenciais de acesso à app de pagamento;
  • Cancelar a app de pagamento ou desativar/remover a conta/cartão de pagamento do dispositivo roubado/perdido, em caso de perda ou roubo do dispositivo móvel (smartphone, tablet ou smartwatch) com a app de pagamento instalada.
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