12.ª edição do Concurso Todos Contam: conheça os vencedores

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o Ministério da Educação divulgaram hoje os vencedores da 12.ª edição do Concurso Todos Contam.
O anúncio foi feito na sessão solene da Semana da Formação Financeira 2023, especialmente dedicada às escolas, que teve lugar na Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra. A sessão solene foi transmitida em direto, no portal Todos Contam e nos sites dos supervisores financeiros, e acompanhada por alunos e professores de todo o País. 

Prémios Escola

A categoria de “Prémios Escola” distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas no ano letivo 2023/2024.

Nesta categoria, o júri do Concurso Todos Contam atribuiu prémios aos projetos das seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo — Escola Básica do 1.º Ciclo de Figueira de Castelo Rodrigo; Escola Básica do 1.º Ciclo de Escalhão; Escola Básica do 1.º Ciclo da Reigada; Escola Básica do 1.º Ciclo de Vermiosa; Escola Básica do 2.º Ciclo de Figueira de Castelo Rodrigo; Escola Básica do 3.º Ciclo e Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda) ;
  • 1.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas — Escola Básica de Montes Claros (Coimbra);
  • 2.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas do Cadaval — Escola Básica N.º 1 do Cadaval; Jardim de Infância do Painho; Jardim de Infância da Vermelha; Escola Básica e Secundária do Cadaval (Cadaval, Lisboa);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas do Paião — Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo (Paião, Coimbra);
  • Ensino secundário: Agrupamento de Escolas de Sampaio — Escola Secundária de Sampaio (Sesimbra, Setúbal);
  • Prémio de continuidade: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto — Escola Básica de Cinfães; Escola Básica de Louredo; Escola Básica de Meridãos; Escola Básica de Nespereira; Escola Básica de Oliveira do Douro; Escola Básica de Santiago de Piães; Escola Básica de São Cristóvão (Cinfães, Viseu).

O júri concedeu ainda menções honrosas às seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: EBI 1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara (Terceira, Região Autónoma dos Açores);
  • 1.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira — EB do Ramalhal (Torres Vedras, Lisboa);
  • 2.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda — Escola EB2,3 Egas Moniz (Guimarães, Braga);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Figueira Mar — Escola Básica Infante D. Pedro (Figueira da Foz, Coimbra);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Casa Pia de Lisboa — Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia (Lisboa);
  • Ensino secundário: Escola Secundária Campos Melo (Covilhã, Castelo Branco).

 

Prémio Professor(a)

O Concurso Todos Contam atribuiu um “Prémio Professor(a)” ao docente que se destacou na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores. 

O “Prémio Professor(a)” foi atribuído a:

  • Ana Callaty Garcia — Agrupamento de Escolas de Sampaio (Sesimbra, Setúbal).

 

Concurso Todos Contam

A 12.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolvem perto de 7500 alunos de 63 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e também das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. 

Dos 43 projetos submetidos a concurso, 5 candidataram-se à subcategoria da educação pré-escolar, 7 à do 1.º ciclo do ensino básico, 7 à do 2.º ciclo do ensino básico, 11 à do 3.º ciclo do ensino básico e 13 à do ensino secundário.

Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira