Banco de Portugal participa na Assembleia Geral da FinCoNet  International Financial Consumer Protection Organization

Hoje e amanhã decorre em Xangai, na China, a reunião anual da Assembleia Geral da FinCoNet - International Financial Consumer Protection Organization, que conta com a participação do Banco de Portugal. Na reunião, será definido o programa de trabalho da organização para o biénio 2015-2016.A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela proteção dos consumidores de produtos financeiros.

A FinCoNet propõe-se fomentar práticas de conduta no mercado transparentes e justas através de uma supervisão efetiva e eficaz. O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de serviços financeiros, com especial ênfase para os produtos de crédito e serviços de pagamento.

O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council), juntamente com autoridades de nove outros países.

Depois de existir como rede de contactos informal durante mais de uma década, a FinCoNet constituiu-se formalmente como organização internacional em novembro de 2013, numa assembleia realizada na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.

A segunda reunião da organização tem agora como anfitrião o People’s Bank of China. A esta reunião seguir-se-á, no dia 29 de outubro, um seminário internacional promovido pelo People’s Bank of China sobre a proteção dos consumidores financeiros (PBOC International Seminar on Financial Consumer Protection).

Neste seminário estarão presentes, para além dos membros e associados da FinCoNet, outros especialistas e altos representantes do People’s Bank of China. No seminário serão discutidos temas-chave relativos à supervisão e aos mecanismos de resolução alternativa de litígios. O Banco de Portugal foi convidado a participar no seminário, onde partilhará a sua experiência relativamente aos instrumentos de inspeção usados na supervisão comportamental bancária.

Lisboa, 27 de outubro de 2014

Notícia