Newsletter da Organização Internacional para Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet) destaca experiência portuguesa na gestão do incumprimento

A abordagem seguida em Portugal para situações de incumprimento em contratos de crédito com clientes particulares é um dos temas em destaque na nova edição da newsletter da Organização Internacional para a Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet).

No artigo da responsabilidade do Banco de Portugal – “Dealing with household indebtedness: the Portuguese approach” (em português “Gestão do endividamento dos particulares: a abordagem portuguesa”) – é descrita a forma como está a ser implementado no nosso país o quadro normativo de prevenção e resolução de situações de incumprimento.

A newsletter da FinCoNet é um meio privilegiado para a divulgação das experiências de supervisão e de regulação das autoridades de supervisão responsáveis pela proteção do consumidor financeiro. Na newsletter, a FinCoNet também apresenta outros temas de proteção do consumidor financeiro que são discutidos nos seus grupos de trabalho.

A edição da newsletter agora lançada (assim como os números anteriores) encontra-se disponível no sítio da FinCoNet, em www.finconet.org, e poderá ser também consultada no Portal do Cliente Bancário, no separador respetivo das Publicações de Organismos Internacionais (apenas em inglês).

Sobre a FinCoNet

A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela conduta em mercado na comercialização de produtos bancários de retalho.
O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de produtos bancários, com ênfase para os produtos de crédito e os serviços de pagamento.

O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council), juntamente com autoridades de nove outros países.

Lisboa, 11 de janeiro de 2015

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