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A Autoridade Bancária Europeia (EBA) publicou, no dia 28 de setembro, orientações sobre as políticas e práticas de remuneração dos colaboradores envolvidos na venda de produtos e serviços bancários de retalho (Guidelines on remuneration requirements for sales staff). Com estas orientações, a EBA pretende que as instituições implementem políticas e práticas de remuneração que não prejudiquem os direitos dos consumidores. A remuneração dos colaboradores deverá ser estruturada de forma a gerar incentivos adequados e a prevenir riscos de conduta para as instituições. Estes princípios deverão aplicar-se a todo o tipo de remuneração dos colaboradores envolvidos na venda de produtos e serviços bancários, incluindo a não pecuniária. De entre as várias políticas e práticas de remuneração recomendadas pela EBA destaca-se a necessidade de as instituições:
É também requerido que as políticas e práticas de remuneração sejam simples, claras e que estejam documentadas (guardadas por um período mínimo de cinco anos). As orientações estabelecem ainda que o desenho, implementação e monitorização das políticas e práticas de remuneração devem ter o envolvimento dos órgãos das instituições responsáveis pelo controlo interno e gestão de risco. Estas políticas e práticas devem ser reavaliadas pelo menos uma vez por ano. Estas orientações aplicam-se à remuneração dos colaboradores de instituições de crédito, intermediários de crédito, instituições de pagamento e instituições de moeda eletrónica que estejam envolvidos na venda de produtos e serviços bancários de retalho, nomeadamente crédito (hipotecário, aos consumidores ou outros créditos), depósitos, moeda eletrónica, contas e serviços de pagamento. As orientações foram previamente submetidas a consulta pública e entram em vigor em 13 de janeiro de 2018.
Lisboa, 7 de outubro de 2016
Comunicado da EBA (apenas em inglês)
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