perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) publicou, no dia 29 de junho, um relatório sobre o uso de soluções tecnológicas por parte das instituições financeiras para assegurarem o cumprimento das normas que lhes são aplicáveis (RegTech) no setor bancário.
O relatório apresenta o atual nível de desenvolvimento da RegTech na União Europeia, incidindo, nomeadamente, sobre as principais soluções existentes e o seu estado de adoção. Também identifica os benefícios e os desafios associados à RegTech e analisa as ferramentas tecnológicas utilizadas pelas instituições em cinco áreas de intervenção: prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, fraude, reporte prudencial, cibersegurança e avaliação da solvabilidade.
A EBA constata que houve um desenvolvimento mais significativo de soluções RegTech nos últimos anos, considerando expectável que a pandemia de COVID-19, ao acelerar a digitalização, contribua para a sua expansão. Ainda assim, o estádio de desenvolvimento da RegTech não é uniforme nas diferentes áreas, nem nos diferentes Estados-Membros da União Europeia. Por exemplo, as instituições continuam relutantes em adotar soluções inovadoras no âmbito da avaliação da solvabilidade. Pelo contrário, estas soluções são mais utilizadas em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.
De forma a promover a utilização da RegTech, a EBA apresenta um conjunto de iniciativas que visam aprofundar o conhecimento sobre o tema, contribuir para a harmonização do quadro normativo europeu e facilitar a inovação, intensificando a colaboração, nomeadamente entre supervisores, instituições financeiras e prestadores de serviços tecnológicos.
O relatório ontem publicado foi preparado com base num conjunto alargado de fontes de informação. Além de questionários dirigidos às autoridades nacionais competentes, às instituições financeiras e aos prestadores de serviços tecnológicos, esta análise beneficiou ainda da realização de entrevistas bilaterais e de informação recolhida durante um workshop, entre outros contributos relevantes.
Site da EBA
Comunicado da EBA (apenas em inglês)
Relatório "EBA analysis of RegTech in the EU financial sector" (apenas em inglês)
Publicações > EBA analysis of RegTech in the EU financial sector (apenas em inglês)
Autoridade Bancária Europeia lança questionários sobre RegTech