Banco de Portugal apresenta supervisão do crédito aos consumidores na principal convenção europeia do setor

O Banco de Portugal participou na convenção anual da Eurofinas – a associação europeia representativa das instituições financeiras especializadas no crédito ao consumo. A convenção teve lugar nos dias 10 e 11 de outubro, em Budapeste, e contou com representantes da indústria e de autoridades de regulação e supervisão europeias, que debateram os principais desafios deste setor.

A Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, integrou o painel “Future Proofing of the Retail Finance Framework”, juntamente com representantes da Comissão Europeia e da Autoridade Bancária Europeia.

No painel, o Banco de Portugal, a Comissão Europeia e a Autoridade Bancária Europeia foram convidados a apresentar a respetiva agenda de iniciativas para a regulação e a supervisão deste setor, num contexto de inovação e digitalização na comercialização de produtos de crédito aos consumidores. Também debateram os desafios para os supervisores resultantes do crescimento do crédito aos consumidores concedido através de canais digitais.

Nesta ocasião, a Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental apresentou a abordagem à regulação e à supervisão do crédito aos consumidores em Portugal e destacou o alargamento do perímetro de supervisão do Banco de Portugal aos intermediários de crédito. A apresentação utilizada pode ser consultada aqui.

 

Sobre a Eurofinas

A Eurofinas – the European Federation of Finance House Associations, – representa o setor europeu do financiamento ao consumo junto das instituições europeias e de outras organizações internacionais. Produz estudos e informação estatística sobre o setor.

A Eurofinas é constituída por membros de 17 países. Portugal é representado pela Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), que atualmente preside a esta entidade.

Notícia Crédito aos consumidores