Banco de Portugal associa-se às celebrações do Mês Europeu da Cibersegurança

O Banco de Portugal, a convite do Centro Nacional de Cibersegurança, associa-se às comemorações do Mês Europeu de Cibersegurança. Ao longo do mês de outubro, acompanhe-nos no Portal do Cliente Bancário e nas redes sociais e recorde algumas dicas sobre como aceder, em segurança, a produtos e serviços bancários a partir do computador, do tablet ou do telemóvel.

Através de canais digitais, é possível fazer pagamentos ou contratar produtos bancários em qualquer altura e em qualquer lugar, de forma rápida e conveniente. Mas a utilização destes canais também acarreta riscos, com destaque para os relacionados com a segurança das operações.

Na sequência da pandemia de COVID-19, registou-se uma maior utilização destes meios, incluindo por consumidores não familiarizados com o ambiente digital, que são vulneráveis a fraudes informáticas. A educação financeira digital é, por isso, um tema especialmente atual e revelante. É importante conhecer os riscos da utilização dos canais digitais e os cuidados a observar para mitigar esses riscos.

O Banco de Portugal está atento a estes desafios e tem reforçado a sua aposta na educação financeira digital, nomeadamente com a campanha de educação financeira digital #ficaadica. Conheça as dicas divulgadas neste Portal.