Banco de Portugal lança campanha #ficaadica para promover a segurança dos jovens nos canais digitais

Com o início do ano letivo, o Banco de Portugal lança hoje uma campanha de educação financeira digital dirigida aos jovens, a campanha #ficaadica.

Os canais digitais permitem ao cliente bancário aceder, através da internet e de dispositivos móveis (como smarthphones e tablets), a produtos e serviços financeiros em qualquer altura e em qualquer lugar, de forma mais rápida e conveniente.

Mas a utilização de canais digitais também acarreta riscos relacionados com a segurança das operações, com o acesso mais facilitado a produtos e com a compra por impulso, que por vezes implica o recurso ao crédito.

O Banco de Portugal está atento a estes desafios e vem agora intensificar a sua intervenção na promoção da educação financeira digital, com uma campanha específica para jovens.

Os jovens são o segmento da população que mais capacidade e facilidade tem no uso das novas tecnologias. Porém, os jovens tendem a ser mais confiantes, o que os pode levar a descurar algumas regras de segurança na utilização de canais digitais.

Com a campanha #ficaadica, o Banco de Portugal pretende criar um movimento de promoção da educação financeira digital, divulgando cinco mensagens, durante cinco semanas, sobre cinco temas diferentes.

Ao longo destas cinco semanas, o Banco de Portugal dará dicas aos mais jovens através do Portal do Cliente Bancário e do Instagram.

Os materiais da campanha serão, depois, reunidos numa brochura dirigida a escolas secundárias de todo o país.