Banco de Portugal lança diagnóstico sobre iniciativas de formação financeira digital

O Banco de Portugal está a preparar a elaboração de uma Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal, com o objetivo de capacitar os cidadãos a tomarem decisões financeiras informadas e a protegerem-se dos riscos da digitalização dos produtos e serviços financeiros.

Este projeto é financiado pela União Europeia e está a ser desenvolvido com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a DG REFORM da Comissão Europeia.

A primeira fase deste projeto consiste num estudo de diagnóstico da literacia financeira digital, que inclui um questionário para recolher informação sobre as iniciativas de formação financeira digital existentes em Portugal e sobre as necessidades e os desafios que se colocam nesta área.

Caso esteja envolvido(a) em iniciativas de formação financeira digital ou tenha especial interesse nesta área, o Banco de Portugal convida-o(a) a completar o questionário online disponível neste link. Terá de se registar (indicando nome, apelido e e-mail) para responder ao questionário.

O questionário está estruturado nas seguintes secções:

  • Dados sobre o inquirido;
  • A relevância das iniciativas de literacia financeira digital e a experiência do inquirido;
  • As iniciativas de formação financeira do inquirido (passadas, presentes e planeadas), incluindo:
    • Formação, informação e materiais de sensibilização (através de canais tradicionais e/ou digitais) sobre a utilização de serviços financeiros digitais;
    • Formação financeira através de canais digitais (abrangendo quaisquer temas e não apenas a utilização de serviços financeiros digitais).

O questionário pode ser preenchido na totalidade ou em parte, em língua portuguesa ou inglesa, até ao dia 31 de dezembro de 2021. O questionário é editável, pelo que pode guardar a sua resposta parcial e completá-la posteriormente.

Notícia Canais digitais