Banco de Portugal participou em conferência sobre educação financeira organizada pelo Banco de Cabo Verde

No âmbito das celebrações do dia mundial do consumidor, o Banco de Portugal participou na conferência “A importância da educação financeira para as relações de consumo em Cabo Verde”, organizada pelo Banco de Cabo Verde, na Cidade da Praia, a 15 de março.

Na conferência foi debatida a importância da educação financeira para a decisão informada dos consumidores, assim como o papel dos bancos centrais e de outras autoridades públicas na promoção da literacia financeira da população e na construção de um sistema financeiro inclusivo.

A diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, fez parte do grupo de oradores convidados, juntamente com a representante da Associação para a Defesa do Consumidor de Cabo Verde (ADECO), Eva Caldeira Marques, o presidente da Associação para a Promoção da Educação Financeira de Cabo Verde (PROFIN), António Medina dos Santos Baptista, e o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, Luís Mansur Siqueira. O início dos trabalhos contou com a intervenção de Carlos Rocha, administrador do Banco de Cabo Verde, tendo, por sua vez, Antónia Lopes, administradora do Banco de Cabo Verde, realizado o encerramento da sessão.

Na sua intervenção, a diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal destacou a importância da formação financeira para a supervisão dos mercados bancários de retalho, explicando que a atuação do Banco de Portugal neste domínio envolve, além da regulação e da fiscalização das instituições, a capacitação dos clientes bancários, através da promoção da informação e da formação financeira. Lúcia Leitão descreveu o trabalho desenvolvido pelo Banco de Portugal na disseminação de conteúdos de informação e formação financeira em todo o país, com o apoio da sua rede regional, bem como a sua participação no Plano Nacional de Formação Financeira.

Na conferência, Lúcia Leitão destacou ainda os desafios que a inovação digital coloca à supervisão comportamental. A diretora do Departamento de Supervisão Comportamental lembrou, a este propósito, a necessidade de apostar na formação financeira digital, tendo partilhado com os presentes detalhes da campanha de educação financeira lançada pelo Banco de Portugal, no início do ano letivo, com o objetivo de alertar os jovens para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais.

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