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A Comissão Europeia publicou, no dia 9 de abril, um estudo sobre a forma como os produtos financeiros são comercializados através de canais digitais e o seu impacto nas decisões tomadas pelos consumidores.
O estudo – intitulado “Behavioural study on the digitalisation of the marketing and distance selling of retail financial services” – envolveu a realização de experiências comportamentais e de um inquérito a 8451 consumidores de seis países (Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Lituânia e Roménia).
De acordo com a Comissão Europeia, os resultados do estudo indiciam que:
Os consumidores fazem melhores escolhas quando têm acesso a informação no início do processo de decisão, apresentada com proeminência e num formato apelativo e que facilite a comparação. As informações apresentadas de uma só vez, numa tabela de comparação simples e estruturada, parecem melhorar a decisão de consumidores vulneráveis e de utilizadores de smartphones.
A tomada de decisões rápidas de compra pode conduzir os consumidores a piores decisões. O estudo sugere que um processo de decisão com mais etapas pode melhorar a decisão do consumidor.
São igualmente apresentadas recomendações para melhorar a forma como os consumidores são informados quando adquirem produtos financeiros na internet, como o crédito aos consumidores ou as contas de depósito.
As conclusões deste estudo serão consideradas pela Comissão Europeia na avaliação da Diretiva relativa a contratos de crédito aos consumidores (Diretiva 2008/48/CE) e da Diretiva relativa à comercialização à distância de serviços financeiros prestados a consumidores (Diretiva 2002/65/CE). Esta avaliação inclui a realização de uma consulta pública, no âmbito da qual a Comissão convida todas as partes interessadas a expressarem a sua opinião sobre a relevância, a pertinência e a eficácia da Diretiva. O período para apresentação de comentários termina no próximo dia 2 de julho.
O estudo “Behavioural study on the digitalisation of the marketing and distance selling of retail financial services” pode ser consultado no site da Comissão Europeia (disponível apenas em inglês).
Relatório “Behavioural study on the digitalisation of the marketing and distance selling of retail financial services” (apenas em inglês)