FinCoNet destaca experiência portuguesa na monitorização da comercialização de produtos e serviços por canais digitais

Os resultados do segundo questionário sobre a comercialização de produtos e serviços bancários por canais digitais, publicados pelo Banco de Portugal em maio de 2019, são um dos temas em destaque na newsletter da Organização Internacional para a Proteção do Consumidor Financeiro (FinConet).

No artigo “Digitalisation of financial services – the 2nd Portuguese survey”, o Banco de Portugal apresenta a sua estratégia de acompanhamento da comercialização de produtos e serviços bancários nos canais digitais e sintetiza os principais resultados do questionário realizado às instituições sobre esta matéria.

A newsletter inclui artigos de outros membros e observadores da FinCoNet, de entre os quais se destacam os contributos:

  • Do Grupo Consultivo de Assistência aos Pobres (CGAP), que funciona junto do Banco Mundial, sobre a utilização de resultados de estudos comportamentais na criação e na implementação de medidas de proteção dos consumidores;

  • Do Banco Central da Rússia, sobre as medidas adotadas para proteger os clientes bancários que enfrentam dificuldades no cumprimento de contratos de crédito à habitação;

  • Do supervisor de conduta da África do Sul, que apresenta o primeiro código de conduta dirigido aos bancos. Este código prevê, entre outros, requisitos em matéria de gestão e tratamento de reclamações, deveres de informação e requisitos sobre a publicidade de produtos financeiros;

  • Do supervisor de conduta dos Países Baixos, sobre a experiência de exercício de poderes de intervenção (incluindo proibição) na comercialização de produtos financeiros complexos em canais digitais, o que dificulta a sua monitorização.

As edições da newsletter podem ser consultadas no site da FinCoNet e neste Portal (disponíveis apenas em inglês).

Sobre a FinCoNet

A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela conduta em mercado na comercialização de produtos bancários de retalho. É atualmente presidida pela diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Maria Lúcia Leitão.

O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de produtos bancários, com ênfase para os produtos de crédito e os serviços de pagamento.

O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council).

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