Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa|2010

O Banco de Portugal divulga hoje os primeiros resultados do seu Inquérito à Literacia Financeira, através do qual procurou analisar os comportamentos e atitudes da população portuguesa relativamente a questões financeiras e apurar o seu nível de conhecimentos nesta área.

O inquérito surge na sequência do reconhecimento crescente, designadamente no plano internacional, de que as decisões dos consumidores nos mercados bancários a retalho, além de efeitos financeiros individuais, têm também repercussões importantes na estabilidade macroeconómica e financeira. Além disso, as escolhas dos consumidores são cada vez mais difíceis, perante a diversidade e complexidade da oferta de produtos e serviços financeiros.

Os resultados deste inquérito constituem um primeiro levantamento das áreas em que os cidadãos revelam défices mais significativos de informação e compreensão financeira. Desse modo, são um instrumento indispensável para a definição da estratégia a desenvolver não só no domínio da literacia financeira mas também no da regulação dos mercados bancários a retalho, conduzida pelo Banco de Portugal no âmbito da supervisão comportamental.

No início do próximo ano, o Banco de Portugal publicará o relatório final do inquérito, com resultados mais detalhados e uma análise mais aprofundada.

Este inquérito é o resultado do profundo trabalho que o Banco de Portugal desenvolve desde o início de 2008, quando lhe foram especificamente atribuídas responsabilidades de supervisão comportamental, e constitui uma etapa importante para o desenvolvimento de outras iniciativas nesta área.

 

Lisboa, 18 de Outubro de 2010

Notícia