OCDE destaca iniciativas de educação financeira digital do Banco de Portugal

A OCDE publicou o relatório Digital Delivery of Financial Education: Design and Practice, no qual dá a conhecer as abordagens adotadas por autoridades públicas de vários países no desenvolvimento, na implementação e na monitorização de iniciativas de educação financeira digital.

Este relatório foi produzido com base em mais de 70 iniciativas de 40 membros da International Network on Financial Education (OCDE/INFE) e será considerado na preparação de orientações internacionais sobre a utilização de canais digitais na educação financeira.

No documento, são analisadas as vantagens e os desafios relacionados com a utilização de canais digitais para divulgar conteúdos formativos e informativos, como o recurso a websites, redes sociais, simuladores, aplicações móveis, ações de formação virtuais, jogos e concursos online. Os exemplos apresentados são especialmente relevantes no atual contexto de pandemia, que veio impossibilitar o desenvolvimento de iniciativas presenciais de educação financeira em vários países e acelerar o processo de transição para um paradigma de comunicação mais digital.

As iniciativas de educação financeira desenvolvidas pelo Banco de Portugal são destacadas no relatório. É o caso da campanha de educação financeira digital #ficaadica e do webinar “Navegar em Segurança – Pagamentos digitais”, dinamizados com o objetivo de sensibilizar alunos e professores para os cuidados a ter no acesso a produtos e serviços financeiros através de canais digitais. O relatório refere também o Portal do Cliente Bancário e os serviços que, através dele, o Banco de Portugal disponibiliza aos clientes bancários, como o comparador de comissões, o mapa de responsabilidades de crédito e o mapa de contas. São ainda destacados o Portal Todos Contam e a sua plataforma de e-learning, bem como a Semana da Formação Financeira, desenvolvidos no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

Este relatório foi preparado pelo grupo de trabalho sobre a literacia financeira digital da OCDE/INFE, que conta com a participação do Banco de Portugal e que tem como objetivo dar a conhecer as abordagens adotadas pelas autoridades públicas no desenvolvimento, implementação e monitorização de iniciativas de educação financeira digital.

 

Sobre a INFE

A International Network on Financial Education foi criada, em 2008, sob a égide da OCDE, para promover princípios e boas práticas de formação financeira.

A INFE funciona como plataforma de recolha de informação sobre literacia financeira, com vista à elaboração de relatórios analíticos e comparativos e ao desenvolvimento de investigação e instrumentos de política. Nesta rede participam entidades reguladoras, bancos centrais, ministérios das finanças e agências de educação financeira de países membros e não membros da OCDE.

O Banco de Portugal é membro fundador da INFE, faz parte do Conselho Consultivo (Advisory Board), órgão que estabelece orientações estratégicas, e participa em grupos de trabalho especializados desta rede de literacia financeira.

Notícia Canais digitais