Plano Nacional de Formação Financeira publica Relatório de Atividades de 2019

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros divulgou o Relatório de Atividades do Plano Nacional de Formação Financeira em 2019, que destaca, como habitualmente, as principais iniciativas de formação e sensibilização financeira desenvolvidas ao longo do último ano.

Em 2019, os supervisores financeiros e o Ministério da Educação prosseguiram a estratégia de promoção da educação financeira nas escolas, dinamizando um curso de formação de professores no Montijo, no qual participaram professores de escolas do distrito de Setúbal. O Plano continuou também a incentivar a utilização dos Cadernos de Educação Financeira, em particular em ações de sensibilização dirigidas a professores. Pelo oitavo ano consecutivo, foi organizado o Concurso Todos Contam, no qual se atribuiu, pela primeira vez, o “Prémio Professor”, para distinguir o docente que mais se destacou na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores. Os supervisores financeiros e os parceiros do Plano realizaram ações de formação e sensibilização junto de alunos de todas as idades.

A formação financeira na formação profissional continuou a ser promovida em 2019, no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre os supervisores financeiros e o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Ao longo do ano, foram certificados cerca de meia centena de formadores, que desenvolveram subsequentemente os seus próprios cursos de formação.

Em parceria com os supervisores financeiros, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação – e o Turismo de Portugal realizaram novas ações de formação financeira em todo o país, dirigidas a empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Os supervisores financeiros mantiveram o apoio à formação financeira de empreendedores da economia social, no âmbito do protocolo existente com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

No âmbito do projeto de formação financeira com as autarquias locais, os supervisores financeiros e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte celebraram um acordo de cooperação com a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. O Plano continuou também a apoiar as iniciativas desenvolvidas pelas autarquias locais das Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega e do Tâmega e Sousa, na sequência dos acordos estabelecidos em 2017 e 2018.

No quadro da parceria firmada com os supervisores financeiros, a Ordem dos Psicólogos Portugueses realizou, em 2019, iniciativas de sensibilização tendentes à promoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

Dando seguimento à cooperação com o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol para a formação financeira dos jogadores de futebol, os supervisores financeiros colaboraram na realização e na divulgação do primeiro Inquérito à Literacia Financeira dos Jogadores de Futebol.

Os supervisores financeiros e os parceiros do Plano desenvolveram iniciativas de sensibilização e de formação financeira junto de públicos vulneráveis, com várias ações dirigidas à população sénior, e junto do público em geral.

O Plano continuou a participar na Global Money Week, iniciativa mundial à qual se associaram várias escolas portuguesas, e a dinamizar a Semana da Formação Financeira, que decorreu entre 28 e 31 de outubro de 2019 e cujas comemorações se centraram na cidade de Bragança e noutras autarquias da Região Norte.

Os projetos implementados ao longo do ano foram apoiados pela plataforma de e-learning Todos Contam e divulgados no portal Todos Contam e na página de Facebook Todos Contam.

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira