Plano Nacional de Formação Financeira publica Relatório de Atividades de 2021

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros divulgou o Relatório de Atividades de 2021 do Plano Nacional de Formação Financeira, que descreve as iniciativas de sensibilização e formação financeira desenvolvidas pelos supervisores e pelos parceiros do Plano.

Em 2021, o Plano Nacional de Formação Financeira completou dez anos, e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros apresentou as orientações estratégicas do Plano para o horizonte 2021–2025.  A definição destas orientações teve em conta os resultados do 3.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, divulgados em junho de 2021.

A educação financeira nas escolas, promovida pelos supervisores financeiros e pelo Ministério da Educação, continuou a ser uma prioridade do Plano, que, em 2021,lançou o Caderno de Educação Financeira 4 e o Caderno de Apoio ao Professor, dirigidos ao ensino secundário, e dinamizou a 10.ª edição do Concurso Todos Contam, que contou com 54 candidaturas aos Prémios Escola, envolvendo cerca de 10 000 alunos de 82 escolas, e 5 ao Prémio Professor(a).

A formação financeira na formação profissional também permaneceu uma prioridade. Em 2021, os formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional realizaram ações de formação financeira por todo o País, dirigidas a quase seis mil formandos. Ao longo do ano, foram certificados mais 33 formadores daquele instituto.

A formação financeira no local de trabalho foi outra importante linha de atuação. No âmbito do protocolo celebrado entre os supervisores financeiros e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, foram realizados quatro cursos de formação financeira, que envolveram duas centenas de trabalhadores dos organismos que integram aquele ministério.

Em parceria com os supervisores financeiros, o IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação — e o Turismo de Portugal realizaram ações de formação financeira para cerca de três mil empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Os supervisores financeiros mantiveram o apoio à formação financeira de empreendedores da economia social, em colaboração com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e à formação financeira com as autarquias locais, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

O Plano voltou a associar-se à Global Money Week, promovida pela Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Esta iniciativa de sensibilização financeira mobilizou, em Portugal, 10 200 pessoas, incluindo alunos de mais de 180 escolas. O Plano também organizou a Semana da Formação Financeira, que decorreu entre 25 e 29 de outubro de 2021, sob o lema “10 anos em que Todos Contam!”. A Semana da Formação Financeira envolveu mais de 38 mil pessoas, incluindo alunos de todos os ciclos de ensino, professores, seniores, trabalhadores, desempregados e pessoas com necessidades especiais.

Os projetos implementados ao longo do ano foram apoiados pela plataforma de e-learning Todos Contam e divulgados no portal Todos Contam e na página do Todos Contam no Facebook.

Para conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo Plano Nacional de Formação Financeira em 2021 e o respetivo programa de atividades para 2022, consulte o portal Todos Contam, em https://www.todoscontam.pt/.

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira