perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Portal do Cliente Bancário é gerido pelo Banco de Portugal. Tem como objetivo informar os cidadãos sobre os produtos e serviços bancários de retalho e, desta forma, apoiar a tomada de decisões financeiras esclarecidas.
No Portal do Cliente Bancário, o Banco de Portugal disponibiliza diversos materiais — vídeos, brochuras, descodificadores e podcasts —, incluindo sobre depósitos, créditos, pagamentos, segurança online, orçamento familiar ou poupança.
O Banco de Portugal também promove regularmente ações de formação financeira em todo o país, tirando partido da sua rede de agências e delegações regionais. Para solicitar a realização de ações de formação financeira em escolas, autarquias e outros organismos de apoio aos cidadãos, envie um e-mail com o seu pedido para [email protected].
Com os outros supervisores financeiros e outros parceiros, o Banco de Portugal promove o Plano Nacional de Formação Financeira. No portal do Plano Nacional de Formação Financeira — o portal Todos Contam ―, são facultados conteúdos e materiais sobre gestão das finanças pessoais, bem como uma plataforma de e-learning, com vídeo-aulas, recursos e um ambiente de aprendizagem virtual Moodle.
Serviços do Banco de Portugal
Formação financeira – Materiais
Formação financeira – Plano Nacional de Formação Financeira