Banco de Portugal divulga a campanha de educação financeira digital #ficaadica

O Banco de Portugal dinamizou, no dia 30 de setembro, uma sessão pública de divulgação da campanha de educação financeira digital #ficaadica no Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Lisboa.

Cerca de 100 alunos do ensino secundário assistiram à sessão e participaram no jogo “Missão Blindada”, que pretende chamar a atenção dos jovens para a importância de adotarem procedimentos de segurança na utilização de canais digitais através de computadores, tablets ou smartphones.

Nesta ocasião, o Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, destacou que a educação financeira digital tem de ser transversal a todos os cidadãos e que é essencial para a sociedade lidar melhor com o desafio do digital. Sublinhou que os jovens utilizam as novas tecnologias com maior facilidade, mas o excesso de confiança pode expô-los a riscos de segurança.

A Subdiretora-Geral da Direção-Geral da Educação, Eulália Alexandre, que também participou nesta sessão, salientou que é importante ter consciência de que as fraudes digitais não acontecem só aos outros e, por isso, é essencial que a educação financeira digital chegue a todos. Desafiou os alunos da escola a recriarem os jogos de educação financeira digital junto dos mais novos e a fazerem da escola uma escola #ficaadica.

No jogo “Missão Blindada”, os alunos “tornaram-se” técnicos altamente especializados em cibersegurança e prevenção da fraude online. A sua missão era alertar os colaboradores das suas “empresas” para os riscos existentes, tais como e-mails fraudulentos, passwords pouco seguras ou telefonemas que visavam burlar o trabalhador e a empresa. Por cada falha de segurança, as suas “empresas” registavam um impacto financeiro negativo. No final, venceu a equipa que incorreu em menores perdas financeiras.

 

Campanha de educação financeira digital #ficaadica

A campanha #ficaadica é uma campanha de educação financeira digital promovida pelo Banco de Portugal que visa sensibilizar os jovens para os cuidados a observar nos canais digitais, no acesso a produtos e serviços bancários.

As dicas divulgadas neste Portal e no Instagram estão reunidas na brochura “5 dicas para ficares mais seguro online”.

O Banco de Portugal distribuiu exemplares da brochura por escolas de todo o país e tem vindo a realizar sessões de sensibilização sobre esta temática nas escolas, com o apoio da sua rede regional.