Esteja atento à fraude online e aja rapidamente

O Banco de Portugal, no âmbito das comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, partilha com os clientes bancários, ao longo do mês de outubro, algumas dicas sobre como podem aceder em segurança a produtos e serviços bancários através da internet e das apps.

Esta semana, deixamos-lhe algumas dicas sobre como pode detetar e reagir a uma eventual situação de fraude online.

 

Mantenha-se vigilante

1. Siga sempre os procedimentos de segurança indicados pelo seu banco para aceder ao homebanking, usar a app e fazer pagamentos online.

Em caso de dúvida, não execute a operação sem esclarecer previamente a situação com o seu banco.

 

2. Ative alertas para as suas operações.

Ative alertas de transferências e de débitos ou outros mecanismos de segurança que o seu banco possa disponibilizar.

 

3. Consulte periodicamente os movimentos da sua conta.

Contacte imediatamente o seu banco caso detete movimentos que não autorizou ou que não reconhece, através dos contactos que este lhe indicou ou através do contacto constante da lista de emissores dos cartões de pagamento.

 

4. Se receber algum e-mail, telefonema ou SMS, supostamente do seu banco, pedindo-lhe alguma informação, confirme primeiro a sua autenticidade pelos contactos oficiais do banco.

Recorde-se que o seu banco nunca lhe solicitará os seus dados de acesso ao homebanking ou à app por telefone, e-mail ou SMS.

 

Se desconfiar de fraude

5. Aja rapidamente.

Peça imediatamente o cancelamento das credenciais de acesso ao homebanking ou à app do seu banco e, se for o caso, do cartão.

Participe a situação fraudulenta ao órgão de polícia criminal mais próximo (PSP, GNR ou PJ) ou ao Ministério Público.

Tenha presente que, se forem realizadas operações de pagamento não autorizadas antes da comunicação ao banco, pode ter de suportar até um máximo de 50 euros.

Caso tenha havido perda, roubo ou apropriação indevida das credenciais de acesso ao homebanking ou da app ou apropriação indevida do cartão e caso tenha alertado o seu banco desse facto, não poderá ser chamado a pagar os valores que forem movimentados sem autorização após ter dado esse alerta.

Caso tenha cometido fraude ou negligência grave, pode ter de suportar um valor superior a 50 euros.

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