Vai fazer uma compra online? Então, esta informação é para si

O Banco de Portugal, no âmbito das comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, partilha com os clientes bancários, ao longo do mês de outubro, algumas dicas sobre como podem aceder em segurança a produtos e serviços bancários através do computador, do tablet e do telemóvel.

Esta semana, recordamos seis cuidados a ter nas compras online.

Compras online

1. Confirme que o site é seguro.

Certifique-se de que o endereço do site é “https” e que aparece um cadeado fechado no final do endereço ou na barra inferior da janela.

Carregue em cima do cadeado para saber se a ligação é segura.

 

2. Procure informações sobre o vendedor.

Pesquise na internet o nome da loja online e leia experiências de outros clientes em fóruns.

Desconfie se não encontrar morada ou contactos telefónicos e os termos e condições da venda.

 

3. Leia os termos e condições da venda.

Verifique os métodos de pagamento e os custos de envio.

Confira as condições e os custos em caso de devolução e de troca.

4. Disponibilize apenas os dados necessários para concluir a compra.

Desconfie de solicitações de dados que lhe pareçam excessivas ou fora do comum.

 

5. Escolha formas de pagamento seguras.

Opte por fazer o pagamento através de:

  • Referência multibanco, efetuando o pagamento num caixa automático ou através do homebanking;
  • Instrumentos de pagamento com segurança acrescida, por exemplo que exijam a autenticação forte do cliente. Neste caso, além dos detalhes do seu cartão, pode ser-lhe solicitado para concluir o pagamento um código enviado para o telemóvel, a leitura da sua impressão digital ou outros procedimentos adotados pelo seu banco;
  • Cartões virtuais, através de aplicações como o MB WAY.

6. Guarde os registos e verifique regularmente a sua conta.

Se vir algum movimento que não reconhece, informe o seu banco.

Notícia Canais digitais