perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Rendido ao homebanking, às apps de pagamento e às compras online? A inovação traz vantagens, mas há riscos que devemos acautelar. O Banco de Portugal explica-lhe alguns cuidados que deve ter para que possa usufruir da inovação tecnológica em segurança.
O Banco de Portugal divulga hoje, dia da internet mais segura, uma brochura com os materiais da segunda fase da campanha de educação financeira digital #ficaadica, com o objetivo de informar a população adulta sobre as medidas de segurança a observar no acesso a produtos e serviços bancários através de canais digitais.
Na brochura “+5 dicas para ficar seguro online”, o Banco de Portugal partilha com a população conselhos sobre:
A primeira fase da campanha de educação financeira digital #ficaadica foi lançada pelo Banco de Portugal em setembro de 2018, com o propósito de sensibilizar os jovens para os cuidados a ter online, com vista à promoção da segurança digital e à prevenção da fraude financeira.
Em novembro de 2022, o Banco de Portugal deu início à segunda fase da campanha, divulgando — no site, no Portal do Cliente Bancário e nas redes sociais — descodificadores e vídeos sobre segurança online, agora destinados à população adulta. Os vídeos são interpretados em língua gestual portuguesa.
Para rever os vídeos da campanha, clique na imagem respetiva:
Instagram do Banco de Portugal
Youtube do Banco de Portugal
Formação financeira > Educação financeira digital para adultos
Banco de Portugal lança campanha #ficaadica para promover a segurança dos jovens nos canais digitais