perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) colocou em consulta pública, até 16 de maio de 2017, uma proposta de Orientações sobre os procedimentos de gestão de reclamações no âmbito da nova Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2). Estas Orientações visam gerir as reclamações sobre alegadas infrações à PSD2 apresentadas à respetiva autoridade nacional competente. O projeto de Orientações estabelece que a autoridade nacional competente deve:
O quadro legal e regulamentar vigente em Portugal para a gestão de reclamações dos clientes bancários já assegura o cumprimento destas Orientações, agora colocadas em consulta pública pela EBA. Os clientes bancários podem reclamar através do preenchimento do livro de reclamações da instituição reclamada ou diretamente ao Banco de Portugal, através de formulário próprio disponível no Portal do Cliente Bancário, por carta, fax ou e-mail. Após apresentada a reclamação, o cliente pode enviar informações complementares e consultar online o estado do processo de reclamação. Terminada a análise, o Banco de Portugal comunica ao reclamante o resultado da sua apreciação.
Os comentários à consulta pública poderão ser enviados até ao dia 16 de maio de 2017, através do formulário disponibilizado no sítio de internet da EBA. Findo o prazo da consulta pública, a EBA avaliará os contributos recebidos e a sua inclusão na versão final das Orientações. A PSD2 exige que a EBA emita as Orientações dirigidas à autoridade nacional competente até à data de transposição da Diretiva, a 13 de janeiro de 2018.
EBA > Consulta pública
Publicações > EBA
Reclamações