Banco de Portugal participa na conferência de lançamento do referencial europeu de literacia financeira para adultos

A diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, participou, no dia 25 de janeiro, na conferência de lançamento do referencial de competências de literacia financeira para a população adulta da União Europeia, a convite da Comissão Europeia e da Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE).

O referencial de literacia financeira para a população adulta da União Europeia foi publicado no dia 11 de janeiro e resulta de um projeto conjunto da Comissão Europeia e da OCDE/INFE.

Se não teve oportunidade de assistir à conferência em direto, pode ver aqui a gravação (apenas em inglês).

A abertura da sessão esteve a cargo da comissária europeia dos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness, que destacou a importância do referencial para o entendimento comum sobre quais devem ser as competências financeiras que permitem aos adultos europeus tomar decisões ajustadas às suas necessidades e objetivos financeiros. Seguiu-se a intervenção do secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, que salientou a atualidade das competências identificadas no referencial e a sua importância para que os adultos da União Europeia se tornem mais resilientes perante choques financeiros adversos como o desencadeado pela pandemia de COVID-19.

Seguiu-se um painel de discussão sobre a implementação do referencial e os seus benefícios para os países europeus, composto por representantes das autoridades nacionais dos Estados-Membros, do setor privado e do meio académico.

A diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal e presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, participou neste painel em representação das autoridades nacionais dos Estados-Membros. Na sua intervenção, começou por referir que as orientações estratégicas definidas pelo Plano Nacional de Formação Financeira no horizonte 2021–2025 estão alinhadas com os temas identificados no referencial, designadamente em matéria de finanças digitais, finanças sustentáveis e resiliência financeira. Lúcia Leitão acrescentou que o Plano pretende reforçar os projetos estratégicos dirigidos à população adulta, destacando a formação financeira no local de trabalho como uma das iniciativas que permitem abranger parte significativa desta faixa etária.

O painel contou também com a participação de Kristof de Witte (professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade KU Leuven), de Ben Granjé (CEO da Association of Flemish Individual Investors, diretor-geral da Beconomics e membro do Conselho Consultivo da Better Finance) e de Peter Simon (diretor-executivo do World Savings Banks Institute).

O encerramento da sessão esteve a cargo do diretor de Políticas Horizontais da Direção Geral de Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais da Comissão Europeia, Marcel Haag, e do diretor-adjunto da Direção para os Assuntos Financeiros e Empresariais da OCDE, Nicolas Pinaud.

Notícia