perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
No dia 10 de maio, o Banco de Portugal, a Comissão Europeia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) dinamizaram, no Museu do Dinheiro, a conferência “Digital Financial Literacy: a Strategy for Portugal”, no âmbito da qual foi divulgada a Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal. O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, encerrou os trabalhos, reiterando o compromisso da instituição com a Estratégia, que considera um contributo para a convergência e a integração de Portugal na Europa, e apelando à colaboração de outras entidades para que as iniciativas possam chegar a toda a população.
A abertura da conferência contou com intervenções da administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira, da comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da secretária-geral adjunta da OCDE, Fabrizia Lapecorella. Nestas intervenções, foi realçada a importância do projeto, que começou a ser desenvolvido em 2021 e que visa capacitar a população para a utilização adequada de serviços financeiros digitais e reduzir a exclusão financeira digital.
Chiara Monticone, analista sénior da OCDE, apresentou a visão e os objetivos da Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal e identificou as linhas de ação previstas para os próximos cinco anos.
Thomas Montcourrier, analista da OCDE, recordou os principais resultados do estudo de diagnóstico “Digital Financial Literacy: Relevance, Evidence and Provision”, que serviu de base à elaboração da Estratégia. O estudo, publicado no dia 5 de abril, incluiu um questionário a parceiros nacionais, um workshop internacional de discussão dos resultados deste questionário e um inquérito à literacia financeira digital da população portuguesa. O estudo revelou as lacunas existentes na oferta de formação financeira digital em Portugal e as insuficiências nos conhecimentos, comportamentos e atitudes de literacia financeira digital da população portuguesa.
Susana Narciso, coordenadora da Área de Acompanhamento de Mercados e Formação Financeira do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, descreveu as principais etapas da elaboração da Estratégia, que foi desenhada com o apoio técnico da OCDE no âmbito de um projeto financiado pela União Europeia através do Instrumento de Assistência Técnica da Direção-Geral de Apoio às Reformas Estruturais (DG REFORM) da Comissão Europeia.
A importância do envolvimento de parceiros na implementação da Estratégia foi debatida num painel moderado pela diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão. Neste painel intervieram o diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, a secretária-geral da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Carmen Rasquete, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Vítor Bento, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), António Cunha, a diretora regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira, Maria da Graça Moniz, e o diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Óscar Afonso. Estas entidades explicaram como podem contribuir para alcançar os objetivos definidos junto dos seus públicos-alvo, como os jovens, os adultos em idade ativa, os seniores e outros grupos vulneráveis.
Pode consultar o programa da conferência aqui.
A gravação da conferência está disponível aqui.
Intervenção de encerramento do Governador Mário Centeno na apresentação da Estratégia da Literacia Financeira Digital
Intervenção da Comissária Elisa Ferreira na apresentação da Estratégia de Literacia Digital Financeira para Portugal
Conferência “Digital Financial Literacy: a Strategy for Portugal” > Agenda
Banco de Portugal, CE e OCDE apresentam Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal
OCDE faz diagnóstico da literacia financeira digital em Portugal
Banco de Portugal, Comissão Europeia e OCDE refletem sobre literacia financeira digital
Banco de Portugal lança diagnóstico sobre iniciativas de formação financeira digital