COVID-19. Moratória para contratos de crédito celebrados com clientes bancários

Em resultado do atual contexto de emergência de saúde pública, estão em vigor medidas de apoio aos clientes bancários no âmbito do cumprimento das obrigações decorrentes de contratos de crédito.

Foi aprovada uma moratória pública, através do Decreto-Lei n.º 10-J/2020. Paralelamente, os bancos têm disponibilizado voluntariamente moratórias privadas, aplicáveis a contratos de crédito não abrangidos pela moratória pública.

A moratória pública aplica-se aos seguintes contratos de crédito:

  • Contratos de crédito hipotecário e contratos de locação financeira de imóveis destinados à habitação celebrados com consumidores;

  • Contratos de crédito aos consumidores com finalidade educação, incluindo para formação académica e profissional;

  • Contratos de crédito celebrados com empresas, empresários em nome individual, instituições particulares de solidariedade social, associações sem fins lucrativos e outras entidades da economia social.

As moratórias privadas aplicam-se a contratos de crédito celebrados com consumidores que não estão abrangidos pela moratória pública, como são os casos do crédito pessoal (com exceção dos contratos de crédito com finalidade educação), do crédito automóvel ou dos cartões de crédito.

Crédito hipotecário e educação

Ler mais

Crédito a empresas

Ler mais

Outros créditos

Ler mais

O Banco de Portugal divulga regularmente dados sobre a evolução das moratórias de crédito.

Evolução das moratórias

Ler mais