Glossário

Aceitante

Ver Adquirente.


Acquirer

Ver Adquirente.


Acquiring

Atividade desenvolvida pelo adquirente. Ver Adquirente.


Adiantamento de dinheiro

Ver Cash-advance.


Adquirente

Prestador de serviços de pagamento que contrata com o comerciante a aceitação da marca de pagamento que representa e autoriza a realização da operação pelo titular do cartão. O adquirente assegura o pagamento (ou seja, adquire o crédito) ao comerciante e é reembolsado pela entidade emitente do cartão. Numa operação de compra, o adquirente remunera a entidade emitente do cartão através de uma comissão que se designa por taxa de intercâmbio (ou interchange fee). O adquirente (ou acquirer) é também conhecido por aceitante. Ver Taxa de intercâmbio.


Agência

Balcão de instituição de crédito ou sociedade financeira com atendimento ao público, onde o cliente pode efetuar, entre outras, operações de pagamento.


Agência de câmbio

Instituição financeira que tem por objeto principal a realização de operações de compra e venda de notas e moedas estrangeiras ou cheques de viagem. Pode comprar e vender ouro e prata, bem como moedas para fins de numismática. Ver Instituição financeira.


Agregado familiar

Conjunto de pessoas que vive na mesma casa em regime de economia comum e de comunhão de mesa e habitação e que têm entre elas, em regra, uma relação de parentesco.


Amortização antecipada

Ver Reembolso antecipado.


Anatocismo

Cálculo de juros sobre juros vencidos. Vem do grego “ana”, que significa repetição, e “tokos”, que corresponde a juro. Também conhecido por capitalização de juros. Ver Capitalização.