perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Ver Adquirente.
Atividade desenvolvida pelo adquirente. Ver Adquirente.
Ver Cash advance.
Prestador de serviços de pagamento que contrata com o comerciante a aceitação da marca de pagamento que representa e autoriza a realização da operação pelo titular do cartão. O adquirente assegura o pagamento (ou seja, adquire o crédito) ao comerciante e é reembolsado pela entidade emitente do cartão. Numa operação de compra, o adquirente remunera a entidade emitente do cartão através de uma comissão que se designa por taxa de intercâmbio (ou interchange fee). O adquirente (ou acquirer) é também conhecido por aceitante. Ver Taxa de intercâmbio.
Balcão de instituição de crédito ou sociedade financeira com atendimento ao público, onde o cliente pode efetuar, entre outras, operações de pagamento.
Instituição financeira que tem por objeto principal a realização de operações de compra e venda de notas e moedas estrangeiras ou cheques de viagem. Pode comprar e vender ouro e prata, bem como moedas para fins de numismática. Ver Instituição financeira.
Conjunto de pessoas que vive na mesma casa em regime de economia comum e de comunhão de mesa e habitação e que têm entre elas, em regra, uma relação de parentesco.
Ver Reembolso antecipado.
Cálculo de juros sobre juros vencidos. Vem do grego “ana”, que significa repetição, e “tokos”, que corresponde a juro. Também conhecido por capitalização de juros. Ver Capitalização.