perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça as moratórias de crédito que vigoraram em 2020 e 2021
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Ver Operação de pagamento.
Plano de ação para o risco de incumprimento. Refere-se a um conjunto de procedimentos e medidas a observar pelas instituições de crédito no acompanhamento da execução dos contratos de crédito e na gestão de situações de risco de incumprimento. Obriga as instituições de crédito a adotar diligências adequadas para prevenir a materialização do incumprimento sempre que se verifiquem indícios de risco ou o cliente bancário comunique dificuldades no pagamento das prestações.
Afetação de um bem ao pagamento de uma dívida.
Ato judicial de apreensão de bens do executado. Esses bens ficam ao dispor do tribunal tendo em vista o pagamento da dívida. O processo de execução é desencadeado pelo credor quando o devedor não cumpre as obrigações no prazo acordado, através da entrega do requerimento executivo no tribunal competente. Caso se mantenha o incumprimento, a sentença pode determinar a venda dos bens penhorados para, com o produto da venda, o montante em dívida ser pago ao credor.
A percentagem (do latim per centum, que significa por cem) é representada com o símbolo % e corresponde a uma divisão na qual o denominador é cem. Numa taxa de juro anual de 10%, significa que em cada 100 unidades, 10 são de juro nesse período de tempo.
Procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento. Procedimento que visa promover a negociação, entre a instituição de crédito e o cliente bancário, de soluções extrajudiciais para regularização de situações de incumprimento de contratos de crédito.
Tipo de fraude eletrónica que ocorre quando um vírus informático instalado num computador, num tablet ou num telemóvel (smartphone) redireciona a hiperligação (link) inscrita pelo cliente para uma página de internet falsa (“página espelho”), nalguns casos idêntica à página oficial da instituição, permitindo a obtenção de informação confidencial do cliente. Este vírus pode ser inadvertidamente instalado pelo cliente através do download de um ficheiro aparentemente inofensivo.
Tipo de fraude eletrónica que ocorre quando uma entidade desconhecida (hacker) se faz passar por uma instituição ou empresa e, nomeadamente, através de mensagens de correio eletrónico (e-mail), de chamadas telefónicas ou de mensagens de telemóvel (SMS), tenta persuadir um cliente a divulgar informações pessoais, tais como coordenadas do cartão matriz, palavras-passe e números de contas de pagamento.
Personal Identification Number. Ver Número de identificação pessoal.
Ver Limite de crédito.