Glossário

Sacado

Banco onde está domiciliada a conta sobre a qual o cheque foi emitido e que procede ao seu pagamento ao beneficiário.


Sacador

Pessoa singular ou coletiva que emite um cheque.


Saldo contabilístico

Valor correspondente à diferença entre os movimentos a crédito e a débito efetuados numa conta de depósito à ordem.


Saldo disponível

Valor na conta de depósito à ordem que o seu titular pode utilizar sem ficar sujeito ao pagamento de juros ou quaisquer outros encargos por essa utilização.


SEBC

Sistema Europeu de Bancos Centrais. Constituído pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos bancos centrais nacionais de todos os Estados-Membros da União Europeia, nos quais se inclui o Banco de Portugal. Ver Eurosistema.


Securitização

Ver Crédito titularizado.


SEPA

Acrónimo da expressão inglesa “Single Euro Payments Area”, que significa Área Única de Pagamentos em Euros, a qual tem como desígnio no âmbito da União Monetária, a uniformização de normas e regras de funcionamento dos sistemas de pagamentos dos países abrangidos (Estados-Membros da União Europeia e Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, San Marino e Suíça). Na SEPA, os cidadãos, empresas e outros agentes económicos podem efetuar e receber pagamentos em euros, em condições idênticas, com os mesmos direitos e obrigações, independentemente da sua localização geográfica e utilizando uma única conta de pagamento localizada em qualquer país desse espaço e um único conjunto de instrumentos de pagamento (transferências a crédito, débitos diretos e cartões de pagamento).


Série Europa

Designação dada à segunda série de notas de euro.


Serviço de mudança de conta

Serviço que permite ao cliente bancário mudar a domiciliação da sua conta de pagamento (em regra, uma conta de depósito à ordem) sedeada num prestador de serviços de pagamento (prestador de origem) para outro prestador de serviços de pagamento (prestador de destino). Este serviço possibilita que seja transmitida ao prestador de destino a informação relativa à totalidade ou a parte das ordens de transferências a crédito permanentes, débitos diretos recorrentes e transferências a crédito recorrentes a favor do cliente bancário. O serviço de mudança de conta permite ainda a transferência do saldo de uma conta de pagamento para outra, ou ambas, com ou sem encerramento da conta de pagamento de origem.


Serviço de pagamento

Atividade comercial desenvolvida por prestadores de serviços de pagamento nos termos do Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica. São considerados serviços de pagamento, por exemplo, a disponibilização de funcionalidades que permitam levantar ou depositar numerário numa conta de pagamento, executar operações de pagamento (por exemplo, operações de débito direto, de transferência a crédito ou baseadas em cartão de pagamento), emitir ou adquirir instrumentos de pagamento e efetuar envio de fundos.