Glossário

NIB

Número de Identificação Bancária. Número utilizado na identificação de contas de pagamento domiciliadas em Portugal. O NIB contém 21 dígitos: os 4 primeiros relativos ao código do prestador de serviços de pagamento no qual a conta de pagamento está domiciliada, seguidos de 4 dígitos para informação adicional do prestador, de 11 dígitos respeitantes ao número de conta e de 2 dígitos de controlo. Desde 1 de fevereiro de 2016, o IBAN passou a ser o identificador único das contas de pagamento em Portugal. Ver IBAN.


Nota capaz para a circulação ou apta para retornar à circulação

Nota genuína em bom estado de conservação, ou seja, que cumpre os requisitos mínimos do Eurosistema para retornar à circulação.


Nota de euro

Nota de banco emitida em conformidade com os requisitos da Decisão BCE/2001/7 do Banco Central Europeu e com as especificações técnicas estabelecidas pelo Conselho do Banco Central Europeu.


Nota incapaz para a circulação ou não apta para retornar à circulação

Nota genuína que não cumpre os requisitos mínimos do Eurosistema para retornar à circulação.


Nota mutilada

Nota não completa ou fragmentada.


Nota neutralizada

Nota proveniente de um sistema inteligente de neutralização de notas (IBNS), sujeita a dano irreversível de modo a ficar inutilizada e assim ser facilmente reconhecida pelo utilizador de numerário. As notas neutralizadas, uma vez que podem estar associadas a um ato ilícito, devem ser recusadas como troco ou pagamento pelo público em geral.


Nota recirculada

Nota usada que, uma vez verificada a sua autenticidade e qualidade, está apta a ser redisponibilizada ao público.


Nota tintada

Nota com manchas de tinta procedente de sistema inteligente de neutralização de notas (IBNS) utilizando tinta.


Número de identificação pessoal ("PIN")

Código numérico secreto que o titular de um cartão de pagamento utiliza na maioria das operações de pagamento, para efeitos de identificação.


Número de série (da nota)

Elemento identificador de uma nota de euro registado duas vezes no seu verso. Nas notas de euro da primeira série este número é constituído por 1 letra e 11 dígitos. Nas notas da série Europa o número de série que se encontra no canto superior direito da nota é constituído por 2 letras e 10 dígitos enquanto o que se encontra na vertical é composto pelos 6 últimos dígitos do número de série do canto superior direito.